Secretaria Municipal de Educação

18/09/2019 - Educação
Estudantes aprendem sobre audiovisual no contraturno
O projeto Educom.Cine ensina crianças e adolescentes da Escola Municipal Albertina Madalena Dias a produzir curtas-metragens

foto/divulgação: Arquivo SME

O programa de extensão “Educom.Cine: Audiovisual, Educação e Cidadania” promove ações com foco na alfabetização audiovisual da comunidade escolar.

Incentivar a expressão comunicativa por meio da produção de curtas-metragens, ampliar a capacidade de expressão e desenvolver senso crítico dos estudantes são alguns dos pontos abordados no programa de extensão Educom.cine, realizado na Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias, na Vargem Grande.

 

Os estudantes têm aulas de segunda a quarta-feira, no contraturno escolar, sobre Educomunicação, uma forma de ensinar por meio da utilização de recursos de mídia. O programa de extensão “Educom.Cine: Audiovisual, Educação e Cidadania” promove ações com foco na alfabetização audiovisual da comunidade escolar.

 

O Educom.Cine faz parte do Projeto Ampliação da Jornada Escolar, e é dividido em duas turmas. A primeira, com crianças do 3º ao 5º ano, desenvolve o trabalho de “Imprensa Mirim”, em que os participantes elaboram, produzem, editam e fazem toda a parte de mídias nas coberturas dos eventos realizados na escola, além de alimentarem o jornal mural da unidade, o Educom Notícias. A segunda turma, com estudantes do 6º ao 9º ano, se dedica à produção de curtas-metragens de animação. Eles criam os próprios roteiros, fazem os recordes dos vídeos, constroem os personagens e gravam.

 

O projeto é uma parceria da Secretaria de Educação da Capital com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Seu principal mérito é colocar a comunicação a serviço da solidariedade, da interdisciplinaridade, da transversalidade e da prática da cidadania.

 

O professor da rede municipal de ensino, Luciano de Oliveira, que ministra as aulas junto com o professor Rafael Gué Martini, da UDESC, ressalta que dentro do ambiente escolar, essas ações de Educomunicação ampliam a capacidade de expressão por parte dos alunos.

“Além disso, as crianças e adolescentes têm a oportunidade de serem autores na produção dos seus conteúdos - apresentando seu ponto de vista sobre as temáticas abordadas”, completa Luciano.  

 

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, permitir que os estudantes tenham voz em seus trabalhos e produções escolares garante que eles se dediquem a projetos que realmente gostem, fortalecendo o vínculo com a comunidade escolar.


galeria de imagens