Secretaria Municipal de Educação

27/01/2020 - Educação
COEB 2020: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
A 9ª edição do Congresso de Educação Básica será realizada nos dias 4 e 5 de fevereiro

foto/divulgação: Rafael Rosseti

COEB 2019

A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nos dias 4 e 5 de fevereiro o Congresso de Educação Básica, o maior evento da Educação municipal do Estado. O Coeb 2020 reunirá cerca de mil e trezentos professores, acadêmicos e pesquisadores no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Em sua nona edição, apresenta como temática “Educação Pública: sujeitos, direitos e práticas”, em que será debatido as formas como são constituídos os processos de ensino e aprendizagem, dando visibilidade à educação como qualidade social, ou seja, querendo que o processo dos sujeitos envolvidos, marcados pelos desafios da contemporaneidade, entrelacem no agir da docência  e das diferentes infâncias.

 

Neste ano, a programação contará com uma conferência de abertura com o Professor Doutor Celso dos Santos Vasconcellos, responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica. Ainda serão realizadas mesas-redondas e palestras. Os relatos de experiência serão compartilhados por professores da rede municipal de ensino e a modalidade Comunicação Oral de Pesquisa será apresentada por profissionais que utilizaram a rede municipal de ensino de Florianópolis como um objeto de estudo.

 

A Secretaria de Educação da Capital fará a apresentação de dois painéis sobre práticas e projetos implantados no setor, como o Programa Bairro Educador, que em 2019 disponibilizou mais de 70 oficinas em 16 localidades de Florianópolis, e também a Escola do Futuro, um modelo educacional com uma proposta de ensino inovadora. Duas unidades, localizadas nos bairros Tapera e Ratones, oferecerão em tempo integral um ensino de múltiplas linguagens, como Português, Inglês, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Letramento Digital. Este último item refere-se a modos de ler, escrever e interpretar informações, códigos e sinais verbais e não verbais com o uso de dispositivos digitais.

  

*Abertura*

  

Na terça-feira, 4 de fevereiro, a conferência de abertura terá como tema “Os sujeitos, direitos e práticas que constituem a educação da escola pública” e será realizada das 10h30 às 12h no auditório Garapuvu. Será ministrada pelo professor doutor Celso dos Santos Vasconcellos, responsável pelo Libertad – Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica. Trata-se de um Centro Pedagógico que oferece cursos e assessoria a instituições educativas, públicas ou particulares, no sentido da formação de professores, coordenadores e diretores.

 

Celso é Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), pedagogo, filósofo, pesquisador, escritor e conferencista.

 

Dentre diversas obras, é autor dos livros “Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico” (2002), “Para Onde Vai o Professor? - resgate do professor como sujeito de transformação” (2003) e “(In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola” (2004).

 

Mesas-redondas

  

O evento contará com duas mesas-redondas. No primeiro dia, das 13h30 às 15h30, o tema abordado será “Educação Pública na Contemporaneidade: os sentidos e o direito de aprender”.

 

Os palestrantes serão o professor doutor Juca Pirama Camargo Gil, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a doutora em educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPed) e da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Jane Paiva.

 

No início do segundo dia de evento, das 8h às 10h, a mesa-redonda será sobre “Cultura Digital, Arte e Comunicação na Educação Básica”.

 

A professora doutora Gilka Elvira Ponzi Girardello, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), e a professora doutora Dênica Falcão, da Universidade de São Paulo (USP), serão as palestrantes.  

 

Relatos de experiência

  

Profissionais da rede municipal de ensino de Florianópolis apresentarão práticas realizadas em sala de aula por meio dos relatos de experiência. No total, serão 12 práticas compartilhadas nos dois dias de evento.

 

Serão abordados temas como a transição da educação infantil para o ensino fundamental, o ensino do Teatro Lambe-Lambe em sala de aula, a implantação de grêmios estudantis em um processo de formação continuada e a proposta de um sábado cultural para a entrega do boletim escolar.

 

A rede municipal de ensino como objeto de estudo

  

A modalidade Comunicação Oral de Pesquisa será apresentada no segundo dia do COEB, a partir das 13h30. Nestas apresentações, profissionais que realizaram pesquisas em unidades da rede municipal de ensino de Florianópolis irão compartilhar as práticas.

 

Ao todo, serão nove profissionais que falarão sobre os trabalhos realizados. Dentre os assuntos, estarão “Juventudes Negras: pertencimento racial e reconhecimento em uma comunidade de traços açorianos no Sul do Brasil”, “A Inserção na Relação Educativo-pedagógica na Educação Infantil” e “Oficinas de Cinema: olhares e participação das crianças e jovens na escola”.

 

Encerramento

  

A conferência de encerramento ocorrerá no auditório Garapuvu, com início às 15h30, sendo ministrada pelo professor doutor Cesar Aparecido Nunes. O tema será “Os sujeitos e o direito de aprender: tramas na educação Básica”.

César é licenciado em Filosofia, História e Pedagogia. Concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Se tornou professor na mesma instituição.

Possui 35 livros publicados, dentre eles “Aprendendo Filosofia” e “Educar aprendendo”. 

   

PROGRAMAÇÃO

 

1º DIA – 04/02/2020 – TERÇA-FEIRA

  

8h – Credenciamento

  

9h às 9h30 – Welcome Coffee

  

9h30 às 10h30 – Solenidade de Abertura 

Local: Auditório Garapuvu

Atração Cultural: Eloisa Gonzaga

  

10h30 às 12h – Conferência de abertura

Local: Auditório Garapuvu

Tema: Os sujeitos, direitos e práticas que constituem a educação da escola pública”

Professor Doutor Celso Vasconcellos - Libertad – Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica.

  

12h às 13h  Intervalo

 

13h às 15h30 – Mesa-redonda

Local: Auditório Garapuvu

Tema: “Educação Pública na Contemporaneidade: os sentidos e o direito de aprender”

Palestrante 1: Juca Camargo Gil – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

Palestrante 2: Jane Paiva – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

 

15h30 às 16h  Coffee break

Local: Hall de Exposições 

  

16h às 17h30 – Palestra, Relatos de Experiência e Painéis

   

Local: Auditório Garapuvu

  

Tema da palestra: “(Re)Existências: o direito à diferença na igualdade de direitos”

Palestrante: Rodrigo Ednilson de Jesus – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

  

Prática: “Experiências Educacionais Inclusivas Compartilhadas”

Apresentação: Elaine Cristina Pamplona Seiffert

  

Local: Goiabeira + Laranjeira

Apresentação de painéis

  

Painel1: “Escola do Futuro – Inovações da Prática Docente”

Apresentação: Melize Neves de Melo Daniel

  

Painel 2: “Bairro Educador, o Início de uma Jornada”

Apresentação: Marina Mariah Scariot e Rúbia Eneida Holtz

  

Local: Pitangueira + Aroeira

Relatos de experiência

  

Prática 1: “Reciclando sonhos: catadores(as) de materiais recicláveis como sujeito da EJA”

Apresentação: Vívian de Camargo Coronato e Gabriela Albanás

  

Prática 2: “Olhares da EJA: história, geografia e encantos da Ilha”

Apresentação: Ana Carolina Rodrigues Herreira e Elton Francisco

  

 2º DIA – 05/02/2020 – QUARTA-FEIRA

  

8h às 10h – Mesa-redonda

Local: Auditório Garapuvu

Tema: “Cultura Digital, Arte e Comunicação da Educação Básica”

Palestrante 1: Gilka Elvira Ponzi Girardello – Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc)

Palestrante 2: Dênia Falcão – Universidade de São Paulo (USP)

 

10h às 10h30 – Coffee break

Local: Hall de Exposições

  

10h30 às 12h – Relatos de experiência

 

Local: Auditório Garapuvu

Eixo: Currículo e Prática Pedagógica

 

Prática 1: “Pensando a Educação Infantil: como espaço de criação de vínculos e memórias para infância”

Apresentação: Stefany Júlia Pazin Dias

  

Prática 2: “A Transição da Educação Infantil do Grupo G6 para o 1º ano do Ensino Fundamental”

Apresentação: Deise Muller e Fabíola dal Bianco Barbas

  

Prática 3: “Ressignificando a Prática pedagógica do 1º ano com olhar atento na transição da Educação Infantil”

Apresentação: Maria Isabel Ramos Alves e Monique Ouriques  Maia

  

Local: Goiabeira + Laranjeira

Eixo: Formação Inicial e Continuada

  

Prática 1: “A Docência Compartilhada como base para o planejamento das ações e relações educativo-pedagógicas”

Apresentação: Bárbara Luiza Ludvig Rodrigues

  

Prática 2: “Teatro Lambe-Lambe: uma proposta pedagógica aplicável ao ensino do teatro da concepção a apresentação teatral da tradição a contemporaneidade”

Apresentação: Eder Sumariva Rodrigues

  

Prática 3: “Territórios Brincantes: uma organização metodológica de trabalho coletivo”

Apresentação: Charles Caubi Brandão e Cláudia de Almeida Ten Caten

 

Local: Pitangueira + Aroeira

Eixo: Política e Gestão

  

Prática 1: “Sábado Cultural com entrega de boletins: construindo novas estratégias de aproximação da comunidade escolar”

Apresentação: Fernanda Biazin Esteves Petrucio e Márcia Bressan Carminati

  

Prática 2: “Vivências na Educação Matemática em um projeto de Educação Integral nos Anos Finais do Ensino Fundamental”

Apresentação: Carla Peres Souza

  

Prática 3: “Os encontros de Grêmios Estudantis das Escolas Municipais de Florianópolis: Processo de Formação Continuada exercício de Cidadania”

Apresentação: Nataliê Andiara Be Cardoso

  

12h às 13h30 – Intervalo

 

13h30 às15h – Comunicação Oral de Pesquisa

 

Local: Auditório Garapuvu

Eixo: Currículo e Práticas Pedagógicas

 

Comunicação 1: “Práticas de Letramento na Educação Infantil: Elementos para pensar a formação da atitudes leitora e produtora de textos com crianças pequenas”

Apresentação: Jaqueline Maria Coelho Maciel

  

Comunicação 2: “A inserção na relação educativo-pedagógica na Educação Infantil”

Apresentação: Zoleima Pompeo Rodrigues

  

Comunicação 3: “O Ensino Fundamental de nove anos e a passagem do ofício de crianças para o ofício de aluno”

Apresentação: Lurdete Castelan Novick

  

Local: Goiabeira + Laranjeira

Eixo: Política e Gestão

 

Comunicação 1: “Branquitude na Educação Infantil: Um estudo sobre Educação Étnico-Racial  em uma unidade educativa no município de Florianópolis – SC”

Apresentação: Cíntia Cardoso

  

Comunicação 2: “Experiências educacionais inclusivas compartilhadas”

Apresentação: Elaine Cristina Pamplona Seifert

  

Comunicação 3: “O saber discente e a relação com a escola numa atmosfera permeada de dificuldades, impasses e situações de ‘fracasso escolar’”

Apresentação: Elisangela Melnik Trombetta

  

Local: Pitangueira + Aroeira

Eixo: Formação Inicial e Continuada

  

Comunicação 1: “O ato criador como práxis arte/educativa na formação de professores de Artes Visuais”

Apresentação: Jaymini Pravinchandra Shah

  

Comunicação 2: “Oficinas de cinema: olhares e participação de crianças e jovens na escola”

Apresentação: Karine Joulie Martins

  

Comunicação 3: “Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa: Contribuições à prática pedagógica que ensinam matemática nas classes de alfabetização”

Apresentação: Daniela Guse Weber

 

15h às 15h30 – Coffee break

Local: Hall de Exposições

 

15h30 – Conferência de encerramento

Local: Auditório Garapuvu

Tema: "Os Sujeitos e o Direito de aprender: tramas da Educação Básica"

Professor Doutor Cesar Aparecido Nunes – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

  

16h30 – Solenidade de Encerramento

Atração cultural