Secretaria Municipal de Educação

12/03/2020 - Educação
Estudante da EJA da PMF ganha medalha Antonieta de Barros
Solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital

foto/divulgação: Arquivo SME

Aline Silva e Nara Guichon, outra homenageada

A líder feminina do Movimento da População de Rua, POPRUA, e estudante da EJA (Educação de Jovens, Adultos e Idosos), da Prefeitura de Florianópolis, Aline Salles, recebeu a Medalha Antonieta de Barros da Câmara Municipal de Florianópolis. Ela foi idealizadora do "Chá das Mina", no Instituto Arco-Íris de Direitos Humanos.  

Nos encontros são discutidos o autocuidado em saúde mental, malefício das drogas, prostituição, família, violência contra a mulher. Este ano, o projeto deve reiniciar em breve.

 

Aline Salles nasceu no Rio de Janeiro e morou quatro anos nas ruas de Curitiba. No Paraná, começou a participar do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR). Em um encontro nacional, conheceu o companheiro dela e líder do MNPR em Florianópolis, Andre Schefer, e ambos passaram a morar na capital catarinense.

 

Junto com Schafer, Aline ajudou na construção coletiva que resultou na turma da EJA Rua, da Secretaria Municipal de Educação, que hoje tem suas aulas no Instituto Arco-Íris, no centro de Florianópolis.

 

O secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, esteve presente ao evento. Ele destaca que Aline é uma de muitas "Antonieta”. Mulher negra, lutadora, incansável pelos seus ideais. Trata-se de uma referência entre a população em situação de rua”, salienta.

 

Para Maurício Pereira, Aline foi uma liderança fundamental na abertura da turma de Educação de Jovens, Adultos e Idosos com a população de rua no centro. “Aline honra, sobretudo, a memória de Antonieta de Barros, mulher negra e, não por acaso, guerreira da educação”, acrescenta.


galeria de imagens