Secretaria Municipal de Educação

19/03/2020 - Educação
Portal Educacional: apoio no recesso para estudantes e professores
Há sugestões de temas, atividades pedagógicas e jogos educativos

foto/divulgação: Arquivo SME

Aluno acessando o novo portal para estudar diretamente de casa

 

 

O Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, e o Secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, lançaram nesta quinta-feira, 19 de março, o “Portal Educacional da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis”.  O portal foi desenvolvido pela Diretoria de Educação Fundamental e hospedará um repositório com sugestões de temas, atividades pedagógicas e jogos educativos. É só acessar: 

 https://sites.google.com/sme.pmf.sc.gov.br/portaleducacional/p%C3%A1gina-inicial

 

 

As atividades presentes no site são voltados ao ensino e à aprendizagem dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Artes, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Física, Alfabetização e Letramento. 

 

 

“Destacamos que o portal servirá de apoio ao planejamento de atividades a serem realizadas durante o período de recesso escolar, bem como outras ações em diferentes momentos do ano letivo, uma vez que a Prevenção ao COVID-19 e outros agentes infecciosos deverá ser trabalhada de forma contínua e articulada com a Proposta Curricular da  Secretaria de Educação e da Base Nacional Curricular Comum , BNCC” explicou Gean Loureiro.

 

 

O secretário de Educação da Capital salienta que “Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/1996) em seu Art. 32 § 4º , o Ensino Fundamental será presencial, sendo o ensino à distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais". 

 

 

Maurício Pereira complementa dizendo que: “além dos componentes curriculares, temos a seção "Inclusão já! e a Sala de Leitura.", nelas discutiremos assuntos pertinentes ao tema da inclusão e daremos dicas de leitura".

 

 

A Prefeitura destaca que para os profissionais, foi construída uma seção com a Plataforma AVAMEC do MEC. O AVAMEC é um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações formativas, como cursos à distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio educacional à distância para professores e equipe pedagógica.