Secretaria Municipal de Educação

30/06/2020 - Educação
Professora de Tecnologia Educacional realiza formação para colegas de escola municipal de Florianópolis
Maria RosangelaBez foca em recursos educacionais digitais para web e dispositivos móveis

foto/divulgação: Arquivo SME

Professora Maria Rosangela dando formação

Desenvolver atividades virtuais com recursos digitais. Com esse propósito, a professora de tecnologia educacional Maria Rosangela Bez está ministrando cursos para os colegas de trabalho da Escola Básica Municipal de Florianópolis Antônio Paschoal Apóstolo, localizada no Rio Vermelho. 

 

 

As formações estão fundamentadas no uso de diversas ferramentas digitais, tais como: Google formulários, Padlet, Google sala de aula (Classroom), Google drive e Código QR. Alguns recursos são para web e outros para dispositivos móveis. 

 

 

Maria Rosangela destaca que formações voltadas para o desenvolvimento de atividades virtuais se tornou fundamental, sobretudo neste momento de isolamento social, onde o virtual se fez essencial. Segundo ela, há ainda a busca dos professores por outros recursos virtuais, concretizados por vídeos, criação de avatares de professores e elaboração de histórias em quadrinhos.                                                                                                   

 

 

Os resultados têm se efetivado, observa Maria Rosangela Bez, através de atividades diversificadas publicadas na página da Escola Antônio Paschoal Apóstolo, situada no Portal Educacional da rede municipal de ensino da Capital. “Os cursos estão surtindo efeitos na prática”, diz a professora.   

 

 

“Estou percebendo o despertar dos professores pesquisadores, que buscam conhecimento e aprimoramento de suas técnicas pedagógicas. Tenho muito orgulho de pertencer a esta unidade e poder dar minha contribuição no aprimoramento dos meus colegas.

 

 

Maria Rosangela Bez é doutora em Informática na Educação e tem pós-doutorado com o projeto Mobilidade e inclusão: práticas pedagógicas em contexto formal e não formal de educação.

 

 

Links, caderno e mural virtual

 

 

 

Em função do isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, a professora ficou responsável pela página da Escola Antônio Paschoal Apóstolo no Portal Educacional da Rede Municipal de Ensino. 

 

 

 

“Toda a semana recebo as atividades dos professores regentes, dos professores de área, da biblioteca, dos professores da Educação das Relações Étnico-Raciais, dos professores auxiliares, entre outros, para colocar na página”.  

 

 

 

Ela acrescenta que cada atividade recebida é formatada no layout construído em conjunto pela equipe de gestão da unidade educativa. As atividades são colocadas no drive da sala informatizada, compartilhadas e linkadas na página por ano ou abas conforme o caso.  

 

 

 

A partir do modelo desenvolvido pelo Departamento de Tecnologias Educacionais, foi criado um caderno virtual que marca os acessos dos estudantes e as atividades respondidas por eles. 

 

 

 

“A cada 15 dias realizamos uma análise dos acessos e das tarefas. Além do retorno do caderno virtual, em cada atividade colocamos o e-mail da sala informatizada para que os alunos encaminhem as respostas do que foi solicitado”. Maria Rosangela frisa que ao receber as respostas dos alunos, encaminha para os professores que elaboraram as atividades.  

 

 

 

Foi criado um mural, onde os professores e as turmas têm contato, através de recadinhos (foto anexada ao final). “Também desenvolvi uma aba de jogos educativos que apoiam no processo de letramento dos alunos”. 

 

 

 

Momento singular

 

 

 

Para o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, novos desafios requerem soluções inovadoras. “Neste momento singular em que a prática docente precisa se reinventar, o trabalho desenvolvido pelos professores de tecnologias educacionais tem sido fundamental. São eles que administram a página da unidade no Portal Educacional.  Além disso, estão engajados na formação dos demais professores, oferecendo o suporte necessário para o uso de diversas ferramentas digitais. Enfim, estão fazendo toda a diferença em seus espaços educativos”. 

 

 

 

A ação desenvolvida pela professora Maria Rosangela também ocorre em outras unidades da rede municipal de ensino. É um prolongamento da formação proporcionada pela Secretaria Municipal de Educação, já que desde o início da pandemia o Departamento de Tecnologias Educacionais oferece assessoria pedagógica e formações semanais aos professores de tecnologias educacionais das 36 unidades educativas. 


galeria de imagens