Secretaria Municipal de Educação

13/12/2017 - Educação
Escola da Capital terá simulação de emergência nesta quinta-feira
Ação ocorrerá na João Alfredo Rohr, no bairro Córrego Grande

foto/divulgação: Charles Schnorr

O Plano de Abandono em Área Escolar (PAAE) simula um possível sinistro que possa vir a ocorrer nas unidades de ensino

Ao concluir as atividades letivas de 2017, o projeto “EducAÇÃO Preventiva”, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, fará um exercício chamado de Plano de Abandono em Área Escolar (PAAE), simulando um possível sinistro que possa vir a ocorrer nas unidades de ensino.

 

De acordo com o Secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, o plano tem como objetivo preparar as crianças e os profissionais das escolas e creches para como agir em situações de emergência, bem como desenvolver na comunidade escolar uma cultura prevencionista evitando possíveis acidentes e comportamentos de risco.

 

Às 13h30 desta quinta-feira, 14 de dezembro, será tocado o alarme de emergências da Escola Básica Municipal João Alfredo Rohr no bairro Córrego Grande, situação que fará com que 200 pessoas realizem de forma simulada a saída controlada, organizada e segura da edificação.

 

Do total, 170 são crianças entres 6 e 14 anos. Todos serão conduzidos por profissionais e estudantes do sétimo ano (Vigilantes Mirins) para um local previamente definido e mais adequado.

 

Durante esse processo de evacuação do prédio também será realizada uma ligação para os profissionais de emergência (Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia e Defesa Civil), que já estão previamente comunicados e devem participar do simulado, encaminhando suas viaturas e profissionais para auxiliar neste processo didático pedagógico preventivo.

 

Ao final do exercício todos envolvidos fazem uma avaliação coletiva. Posteriormente os estudantes retornam para suas atividades didáticas em sala.

 

A João Alfredo Rohr é uma das escolas que recebeu treinamento durante o ano para como agir frente a possíveis adversidades, sejam incêndios, vazamentos, assaltos, exame de abelhas, vazamento de gás, entre outros possíveis sinistros.

 

Para o professor Charles Schnorr da Gerência de Projetos Inovadores da SME, esse tipo de atividade faz com que estudantes e profissionais tornem-se mais resilientes no enfrentamento de dificuldades e emergências, transformando não apenas o comportamento em sala de aula, mas suas residências e bairros em comunidades mais seguras.

 

A formação vem ocorrendo desde o início do ano na escola do Córrego Grande, onde também foram desenvolvidos projetos como o Defesa Civil na Escola e Vigilante Mirim. Essas ações preparam as crianças de diferentes turmas e faixas etárias para agirem preventivamente, não apenas em emergências, mas em diversas ações: contra os focos do mosquito da dengue; ações em caso de desastres; valores e comportamentos cívicos.

 

Essa ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Saúde, Defesa Civil Municipal e Estadual, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar entre outros apoiadores.