Secretaria Municipal de Educação

19/11/2018 - Educação
Super-heróis reais são apresentados para crianças de Neim
Projeto do Núcleo de Educação Infantil São João Batista mostra que existem pessoas comuns que também salvam vidas

foto/divulgação: arquivo sme

Através da rotina, as professoras e articuladoras, Daiane Farina e Andreia Duarte, notaram a preferência das crianças em brincadeiras pelo mundo imaginário.

Você tem um super-herói favorito? Os pequenos de 5 e 6 anos do Núcleo de Educação Infantil  Municipal São João Batista,  do bairro Rio Vermelho, ligado à Prefeitura de Florianópolis,  têm.

 

Através da rotina, as professoras e articuladoras, Daiane Farina e Andreia Duarte, notaram a preferência das crianças em brincadeiras pelo mundo imaginário. O projeto Heróis do Planeta trouxe o mundo do faz de conta para a realidade da garotada. 

 

“Assim, como nas brincadeiras percebia-se através das roupas, mochilas e acessórios que esta fase estava muito aguçada nas crianças; então já que nesta idade o mundo do faz de conta está bem mais “concretizado” no imaginário infantil nós demos inicio ao projeto”, explica a professora Daiane Farina. 

 

A iniciativa está sendo desenvolvida durante todo o ano de 2018. No primeiro semestre os pequenos conheceram e exploraram tudo sobre o mundo dos seus heróis favoritos. Eram instigados a questionar as características, o que faziam de bom, porque faziam, etc. A maioria das respostas para estes questionamentos terminavam com a frase: “Eles salvam vidas”.

 

Diante disso, as professoras perguntaram para a garotada “Vocês sabiam que existem pessoas comuns que não tem super poderes e também salvam vidas”? A partir dessa indagação, as crianças puderam explorar todas as profissões. 

 

Os pequenos quiseram estudar mais a fundo sobre a função dos bombeiros, e a pedidos deles, a unidade mobilizou-se a fim de trazer os profissionais para o estabelecimento de ensino. O desejo das crianças foi concretizado com a vinda dos bombeiros da Barra da Lagoa, que visitaram o Neim duas vezes. A garotada entendeu a importância deste trabalho, aprenderam a prevenir acidentes e como agir em situações de fogo (incêndio).

 

“Momentos como esse permitem a reflexão e construção de aprendizagens ligadas ao mundo real”, salienta o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira.

 

Sexta- feira tem mais

E o projeto progride com uma nova profissão, sexta-feira, dia 23 de novembro, as crianças irão até o HEMOSC, às 14 horas, no Centro de Florianópolis, onde conhecerão a importância da doação de sangue.

 

“O objetivo de levar as crianças até lá é fazê-los ver pessoas comuns do seu cotidiano que também salvam vidas e que através de uma bolsa de sangue, novas oportunidades renascem. E que quando eles passarem por ali, eles lembrem que ali dentro existem muitos super-heróis doando muito além de sangue, doando tempo, amor e cidadania”, explica Andreia Duarte.


galeria de imagens