Secretaria Municipal de Educação

23/04/2019 - Educação
Escolas municipais do Norte da Ilha recebem projeto Observador Mirim
A iniciativa ensinará lições de cidadania e educação fiscal para estudantes dos anos iniciais

foto/divulgação: arquivo sme

O objetivo é despertar nas crianças a importância da ética e a relevância de exercerem uma educação fiscal de maneira consciente

Nesta quarta-feira, 24 de abril, ocorrerá na Academia de Polícia Civil do bairro Canasvieiras, entre as 9h30 e 11h, o Projeto Observador Social Mirim, que busca despertar nas crianças a importância da ética e a relevância de exercerem uma educação fiscal de maneira consciente. A ação contará com turmas dos quartos e quintos anos das escolas municipais Jurerê, Osmar Cunha e Virgílio dos Reis Várzea. Ao todo, 312 estudantes participarão das dinâmicas interativas de apresentação do projeto.

 

 A iniciativa é do Observatório Social de Florianópolis e da Associação Comercial Industrial de Florianópolis, com apoio do Conselho Estadual de Combate à Pirataria (CECOP) em parceria com a Secretaria de Educação de Florianópolis.  O objetivo do projeto é trabalhar as lições de cidadania e educação fiscal com crianças das turmas dos anos iniciais de todas as escolas municipais da Capital.

 

Durante o lançamento do projeto na comunidade na manhã de quarta-feira, 24, haverá apresentação teatral pelos jovens Demolays do capitulo São José, conversas com as crianças, entrega de materiais e apresentação de algumas músicas ao vivo também realizadas pelos por eles. Nesta exposição, serão trabalhados os temas da cartilha do observador social mirim de forma lúdica e dentro de um vocabulário mais voltado aos jovens e crianças.

 

Para subsidiar as atividades, foi desenvolvida uma cartilha chamada de “Caderno de Educação Fiscal”, que é entregue aos estudantes no primeiro encontro. As atividades com os estudantes serão realizadas em metodologias diversificadas para alcançar modos de apreender e compreender, tais como jogos e teatros de interesse educativo com objetivo de desenvolver a disciplina, cooperação e comprometimento social.

 

Além dos materiais didáticos do Observatório e do CECOP, os alunos receberão um brinde representando uma lupa, símbolo do projeto, que deve servir de “amuleto”, incentivando as crianças a observarem melhor os gastos e investimentos nos setores públicos e privados.

 

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira, a cidadania é essencial no contexto da sala de aula: “O processo educativo deve ser responsável por levar os estudantes a perceberem sua importância na vida do outro, suas responsabilidades diante do mundo e as capacidades que devem desenvolver para exercitar essas práticas no decorrer da vida”.

 

Já para o Presidente do CECOP, Jair Antonio Schmitt, que vem trabalhando a vertente Educacional dentro do Programa de Educação Fiscal em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, “esse projeto vai sensibilizar os estudantes de escola pública de Florianópolis em relação ao desenvolvimento da cidadania e despertar os valores éticos, adormecidos no seio da sociedade em que vivemos. É preciso explicar para os estudantes de onde vem os recursos para aquisição de obras e serviços públicos, fornecidos pelo governo, de uma forma simples e compreensível, demonstrando a todas as crianças e adolescentes, também contribuem e podem contribuir mais através de um consumo consciente, junto a um comércio legal, já que o comerciante é o contribuinte do principal tributo que mantém o Estado e os Municípios. Explicamos também sobre os prejuízos sociais e econômicos causados pela pirataria em nosso estado”.

 

Nesta visão, o Professor Charles Schnorr, da Gerência de Projetos Inovadores, informa que o Projeto Observador Mirim, iniciado em 2017 na Capital, consiste em uma atividade de apoio pedagógico e complementação educacional. Destina-se a crianças de ensino fundamental e tem como objetivo promover a orientação vocacional, desenvolver a personalidade vinculada às boas práticas e valorizar a cidadania e autoestima, tendo como tema a importância social dos tributos e o direito/dever de exercer a fiscalização dos recursos públicos.

 

Para o gestor do Observatório Social de Florianópolis, João Émerton: “Não basta tentar somente controlar os gastos públicos dos políticos que aqui estão, temos que incentivar e educar aqueles que um dia estarão a frente de nosso país, investir em educação é a chave fundamental para mudarmos o Brasil.”

 

O Programa Observador Social Mirim foi lançado em maio de 2016 pelo Observatório Social de Brusque e Região, em parceria com a Receita Federal do Brasil. A primeira escola que recebeu a ação foi a Escola Básica Ludovico Fuckner de Guabiruba (jurisdição da ARF/Brusque). No ano de 2016, o projeto alcançou mais de 800 crianças no município de Guabiruba. Em seguida, foi ampliado para as escolas de Brusque.


galeria de imagens