Secretaria Municipal de Educação

17/02/2020 - Educação
Na Tapera, Escola do Futuro vira realidade
Pronta na metade do tempo previsto, unidade possui ensino quadrilíngue

foto/divulgação: Leonardo Sousa

A construção, com 5.455,20 m², tem diversos laboratórios, espaço maker, sala de artes, sala de música, sala de tecnologias, sala multimeios, biblioteca, além de um ginásio de esportes.

O modelo de Escola do Futuro foi oficialmente colocado em prática pela Prefeitura de Florianópolis com a inauguração de duas unidades: em Ratones, com capacidade para 560 estudantes, e na Tapera, que pode atender até 520 matriculados.

 

Nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, o prefeito Gean Loureiro inaugurou a Escola Básica Municipal Tapera, em uma solenidade para os estudantes e comunidade. Este estabelecimento de ensino pode atender 420 estudantes do 1º ao 9º ano e 100 na modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJA.

 

Com uma proposta quadrilíngue, dentro do currículo de ensino estão aulas de múltiplas linguagens, como Português, Inglês, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Letramento Digital - que é relativo a modos de ler, escrever e interpretar informações, códigos e sinais verbais e não verbais com o uso de dispositivos digitais.

 

São 12 salas de aula, com cinco turmas dos anos iniciais em tempo integral e oito turmas dos anos finais em tempo parcial e atendimento no contraturno por meio de oficinas e projetos.

 

A construção, com 5.455,20 m², tem diversos laboratórios, espaço maker, sala de artes, sala de música, sala de tecnologias, sala multimeios, biblioteca, além de um ginásio de esportes. A escola conta ainda com 3 quadras esportivas e refeitório. O investimento total foi de R$ 11 milhões e 785 mil.

 

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, afirma que as escolas do futuro são inovadoras em todos os âmbitos, desde a construção até o ensino.

“Trabalhamos em uma obra totalmente eficiente e na metade do tempo que normalmente teríamos condições de deixar uma escola pronta. Construímos uma unidade moderna e inteligente sem aditivos ou atrasos. Tudo isso para garantir uma educação com ainda mais eficiência e qualidade”, acrescenta.

 

Maurício Fernandes Pereira, secretário municipal de Educação, acompanhou todo o desenvolvimento do modelo de ensino até a sua concretização. Ele lembra que a inauguração da Escola do Futuro é a idealização de um projeto desenvolvido por diversos profissionais capacitados e prontos para entregarem uma educação ímpar: “A gente consegue colocar nessa escola um pouco dos nossos sonhos como educadores, e sabemos que nossos estudantes sairão daqui prontos e capacitados para os desafios do mercado de trabalho”.

 

Tecnologia para uma obra mais eficiente

 

A Prefeitura de Florianópolis utilizou a tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção) para a construção da Escola do Futuro de Ratones, permitindo criar digitalmente modelos virtuais precisos para uma construção e fiscalizar a obra em todas as etapas, inclusive antes que ela comece a ser executada.

 

O que era manual e depois feito em 2D, agora é modelado em 3D, identificando inconsistências e erros que tendem a retardar e aumentar o custo do projeto. Os modelos gerados por computador contêm geometria e dados necessários para o apoio às atividades de construção, fabricação e aquisição por meio das quais uma obra é realizada.

 

No caso da escola da Tapera, a partir de uma modelagem virtual, a obra foi executada sem interrupções, sem aditivos (uma constante principalmente em projetos financiados com recursos públicos) e de forma ágil, a ponto de permitir a antecipação da conclusão dos trabalhos em quase um ano. A metodologia reduz os desperdícios e evita desgastes.


galeria de imagens