Secretaria Municipal de Educação

22/03/2021 - Educação
Escola municipal de Florianópolis: lugar para combater todo tipo de preconceito
Professora Simone Carpes realiza projetos nos anos finais na Maria Tomázia Coelho

foto/divulgação: Arquivo

Projeto é ministrado pela professora Simone Carpes

"A escola tem a responsabilidade de promover a cidadania e deve valorizar a diversidade, combatendo todo tipo de preconceito." A colocação é de Simone Carpes, professora da Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, no Santinho, Florianópolis.

 

 

 “Para tanto, buscamos diálogos com nossas estudantes e nossos estudantes, desenvolvendo trabalhos que visam a formação de pessoas não preconceituosas e engajadas na luta pelo respeito à pluralidade”. Para ir ao encontro do tema, estudantes da professora, do 6º ao 9º ano, elaboram projetos, todos os anos.

 

 

 Com as turmas do último ano do ensino fundamental é abordado o projeto “É [apenas] uma questão de gênero!”. O objetivo é fazer com que alunas e alunos percebam o papel da mulher na sociedade, seja nas Ciências ou em outras áreas.

 

 

 Além de contemplar a questão da misoginia (ódio ou aversão às mulheres), também chama a atenção para questões étnico-raciais, discutindo o racismo e a xenofobia e o quanto isso influencia a vida de determinados grupos humanos.

 

 

Maria da Ilha 

 

 

Em 2019, a Turma 92 escolheu trabalhar com Antonieta de Barros e produziu o vídeo “Maria da Ilha”.  Mulher negra, pobre, Antonieta de Barros nasceu em Florianópolis, em 11 de julho de 1901. Concluiu em 1921 a Escola Normal Catarinense.

 

 

 No ano seguinte, fundou o Curso Particular Antonieta de Barros, dedicado à alfabetização de pessoas carentes.   No atual Instituto Estadual de Educação, entre os anos de 1933 e 1951, foi professora de Português e Literatura, assumindo a direção do estabelecimento de ensino de 1944 a 1951, quando se aposentou.

 

 

 Tornou-se a primeira deputada estadual negra do país e primeira deputada mulher do estado de Santa Catarina.

 

 

 Com o pseudônimo de Maria da Ilha, escreveu o livro Farrapos de Ideias, em 1937. Antonieta de Barros faleceu em março de 1952.

 

 

 Link do vídeo: https://youtu.be/Qcfhq8LxxAI

 

 

Colcha de retalho

 

 

 Com o 6º ano é desenvolvido projeto “Sou feita/o de retalhos!”. Foi idealizado para que alunas e alunos percebam a construção de cada pessoa como um ser único, entendendo a necessidade do respeito à diversidade.

 

 

 Cada retalho de tecido tem suas características próprias, assim como cada ser humano. Nesse sentido, explica a professora Simone Carpes, cada estudante constrói sua pequena colcha de retalhos, discutindo diferenças e entendendo que ser diferente é a regra, e não a exceção. “E que, independente disso, todas e todos devem ser respeitados sempre”.

 

 

 O projeto aborda diversos tipos de preconceitos, como racismo, gordofobia, LGBTfobia, tanto no ambiente escolar como fora dele.


galeria de imagens