Secretaria Municipal de Educação

20/09/2021 - Educação
Em oficina do Bairro Educador, jovens criam TV
Iniciativa da Prefeitura de Florianópolis aprimora comunicação oral e escrita dos participantes

foto/divulgação: Arquivo SME

Secretário Maurício Fernandes Pereira com estudante do Bairro Educador

A criação de uma TV online no youtube é a proposta da oficina Empreendedorismo em Comunicação, realizada no Bairro Educador, programa da Prefeitura de Florianópolis, sob a coordenação da Secretaria de Educação. A oficina ocorre nas sedes  do  Monte Verde (terças e quintas manhã e noite) e Morro Mocotó (segundas, quartas e sextas, manhã e noite).

 

 

 

É ministrada pelo professor e jornalista Antonio Prado, com 30 anos de experiência em jornalismo, formado em Comunicação e em Letras, com Mestrado em Ciências da Linguagem – ênfase em Mídias.

 

 

 

Produção de texto jornalístico, técnicas de entrevista, filmagem, produção de pautas e comercial publicitário estão entre as ações desenvolvidas dentro da oficina.

 

 

 

Os inscritos desenvolvem as funções de apresentadores, repórteres cinegrafistas, pauteiros e  comentaristas. As reportagens abordam as ações do  Bairro Educador, com personagens das próprias comunidades do Monte Verde e Mocotó.

 

 

 

Os programas de TV terão a duração de 15 minutos com intervalos comerciais produzidos pelos próprios  com produtos que eles próprios confeccionam.

 

 

 

Antônio Prado destaca que pela criação de uma TV no Youtube, os participantes, ao produzirem um texto para uma reportagem, exercitam  a comunicação  escrita.  E ao gravá-lo para a TV exercitam a melhoria da comunicação oral.

 

 

 

Conforme o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, a oficina de Empreendedorismo em Comunicação trabalha com a inovação, valorização da ética, coragem, criatividade, resolução de problemas e desenvolvimento de pensamento crítico. “Assim sendo, promove a autonomia dos jovens  e interação crítica com diferentes conhecimentos e fontes de informação”.


galeria de imagens