Secretaria Municipal de Educação

06/12/2017 - Educação
Creche recebe projeto sobre Hassis e realiza exposição na unidade
Iniciativa é desenvolvida pela Fundação Hassis e tem como objetivo fazer com que crianças e professores conheçam a história do pintor

foto/divulgação: Creche Hassis

Criançada soltou a iamginação

A Creche Municipal Hassis, na Costeira do Pirajubaé, recebe esse nome em homenagem ao artista plástico Hiedy de Assis Corrêa, conhecido como Hassis. Porém, as crianças e até alguns funcionários não sabiam quem ele era e nem o motivo da unidade ser chamada assim.

 

Por esse motivo, o projeto “Plásticas na Escola” começou a ser desenvolvido na instituição.

O projeto foi criado pela Fundação Hassis há cerca de oito anos e é considerado a menina dos olhos da instituição.

 

Ele é realizado com apoio do Somar, projeto de responsabilidade social da Unicred Florianópolis. O objetivo é fazer com que estudantes e profissionais de educação conheçam quem foi o artista para assim, compreender um pouco mais da história de Florianópolis.

Na creche, o projeto foi iniciado com uma formação e palestra sobre o Hassis para os profissionais de ensino. Depois, as atividades de pintura e desenho começaram a ser realizadas com os pequenos.

A iniciativa atendeu todas as 208 crianças da unidade, porém as interações  com as atividades propostas respeitaram e levaram em consideração as especificidades das diferentes idades.

 

 

Para os bebês e crianças bem pequenas, o primeiro contato foi através das formas geométricas e das cores. Elas trabalharam a mistura das cores, aprendendo a interagir e a criar novos tons. A pintura é manual e com uma tinta especial feita com mingau de araruta, substância que se assemelha ao amido de milho.

 

Já as crianças pequenas, entre cinco e seis anos, buscaram imprimir formas aos seus desenhos, na tentativa de criar figuras. “O desenho ajuda na coordenação motora e prepara os pequenos para a escrita”, explica Denilson Antonio, coordenador do setor educativo do Museu Hassis, que também é professor de artes.

 

Denilson conta que desenvolver esse projeto com as crianças da creche foi muito gratificante. “As crianças me veem na unidade e já lembram do Hassis. Já até me falaram ‘quero ser pintor’”, finaliza.

 

Após a criação, chegou a hora de expor as obras de arte nas paredes da unidade. A exposição conta com a reprodução em tamanho real de 19 desenhos e seis pinturas de Hassis com o tema circo, numa interação harmoniosa com as obras de pinturas e desenhos das crianças desta instituição. A mostra ficará na unidade até sexta-feira, dia 8 de dezembro.

O próximo passo do projeto é atender escolas municipais do ensino fundamental.

 

O artista

 

Hiedy de Assis Corrêa, o Hassis, foi um manezinho de coração que marcou a história das artes plásticas catarinenses com seu traço inusitado e sua técnica marcante. Falecido no início de 2001, Hassis produziu não apenas pinturas, desenhos e gravuras, como também painéis murais, telas, obras em papel, recortes de periódicos, reproduções, filmes e fotografias.


galeria de imagens