Secretaria Municipal de Educação

07/12/2017 - Educação
Garotada envia cartões poéticos para funcionários da rede
Atividade foi desenvolvida com crianças dos terceiros anos da Brigadeiro Eduardo Gomes, localizada no Campeche.

foto/divulgação: Rosi Cardoso

Atividade reuniu alunos da escola da Brigadeiro Eduardo Gomes

A Central de Correios da Praça XV de Novembro, em Florianópolis, recebeu duas turmas de terceiros anos do ensino fundamental da Escola Básica Municipal da Capital Brigadeiro Eduardo Gomes. Uma turma da manhã, a 32, e uma da tarde, a 33, foram finalizar uma tarefa passada pela professora Ana Lúcia Machado, atividade que começou em sala de aula, lá no bairro Campeche, Sul da Ilha.

Nos correios, a garotada enviou 32 correspondências.  Todos tinham que escrever um perfil a respeito de alguém da escola. Poderia ser de um professor, do pessoal da limpeza ou da cozinha. No perfil, eles deveriam levantar informações sobre o que o entrevistado gosta de fazer como lazer, quem admira e o que aprecia na natureza.

Diante desses elementos, os estudantes foram atrás de poesias que retratassem algo dito pelo entrevistado. E essas poesias foram enviadas pelos correios para as fontes do trabalho.  As postagens de cartões poéticos teve como   inspiração o  livro “A caligrafia de Dona Sofia,” de André Neves.

 

Para  ampliar o patrimônio cultural e a formação estética das turmas, a professora Ana Lúcia Machado planejou para as crianças, além dos correios,  uma visita orientada ao centro da cidade.

 

As turmas observaram pontos históricos, como o monumento que homenageia o antigo Miramar , um antigo trapiche construído em 1928 e demolido em 1974  por conta das obras do aterro da Baía Sul.

 

Tiveram a oportunidade de saberem um pouco mais a respeito dos mosaicos de calçada da Praça XV com temas da cultura local idealizados pelo artista plástico Hassis, na década de 1960. Visitaram a Catedral Metropolitana e a  Igreja do Rosário.

 

Para efetivar o passeio, a professora Ana Lúcia  e as crianças contaram com o apoio e participação das mães Juçara, Roseli, Rosi e Isabel, bem como da monitora Maria Luiza.


galeria de imagens