Secretaria Municipal de Educação

20/03/2018 - Educação
Escola realiza atividades com renda de bilro no aniversário de Floripa
As crianças irão conhecer uma rendeira da comunidade, suas histórias e cantigas

foto/divulgação: Arquivo Pessoal

Maria de Lourdes de Jesus nasceu e vive até hoje no Retiro da Lagoa. Começou a fazer renda com 7 anos, após ter aprendido com a avó e a mãe

Chegando ao Brasil através dos portugueses, a renda de bilro é uma arte delicada que faz parte da cultura e da tradição de Florianópolis. Nesta quinta-feira, dia 22 de março, para homenagear a cidade em seu aniversário e resgatar os costumes da Ilha, a Escola Básica Municipal Prefeito Acácio Garibaldi São Thiago, na Barra da Lagoa, irá realizar atividades sobre o artesanato para as crianças.

 

De acordo com a professora de artes Jane Elisa de Marco Maia, a ideia partiu de uma conversa sobre a importância de enaltecer a tradição local, já que a unidade se localiza na Barra da Lagoa, um bairro que mantém viva a cultura trazida pelos primeiros moradores vindos dos Açores, como a pesca e a renda de bilro. Assim, foi feito o contato com uma rendeira da comunidade, dona Maria de Lourdes de Jesus, e ela fará uma apresentação do artesanato, contando histórias do passado e cantigas que embalavam esses momentos.

 

“A ideia é que todos os alunos possam vivenciar e ouvir as cantigas e histórias que uma rendeira tradicional possa apresentar”, explica Jane. O objetivo é proporcionar aos estudantes um momento de observação e contemplação da cultura açoriana, para que conheçam e valorizem suas raízes. O trabalho está sendo orientado pela supervisora Melize Daniel, e com apoio dos profissionais Luiz Felipe Soares Gomes, Fernando Otávio da Costa e Scheila Amado.

 

Além da atividade com renda de bilro, haverá uma apresentação do coral de crianças da unidade cantando Rancho do Amor à Ilha e uma mostra de pinturas em aquarela e outras técnicas. Os professores de música Luis Felipe e Fernando são os responsáveis por treinar a criançada para o evento.

 

De acordo com o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, a valorização e resgate da cultura local são imprescindíveis no processo de formação. "Conhecer os costumes e as tradições forma um senso de identidade e pertencimento nas nossas crianças", completa.

 

 

Dona Maria

 


Maria de Lourdes de Jesus tem 67 anos, e nasceu e vive até hoje no Retiro da Lagoa. Começou a fazer renda com 7 anos, após ter aprendido com a avó e a mãe. Antigamente, a família vendia para uma pessoa que revendia no centro de Florianópolis. Alguns anos mais tarde, quando o turismo na Capital se fortaleceu, passaram a vender na frente de casa. Hoje, dona Maria vende o artesanato no Casarão da Lagoa, onde também é professora de rendas.

 

 

Serviço

 
O quê: Atividade com renda de bilro e apresentação do coral de crianças da unidade
Quando: nesta quinta-feira, dia 22 de março
Período: das 11h às 12h e das 13h às 14h
Local: EBM Prefeito Acácio Garibaldi São Thiago
Endereço: Rua Altamiro Barcelos Dutra, 1195 - Barra da Lagoa


galeria de imagens