Secretaria Municipal de Educação

18/01/2018 - Educação
Pincéis, fantasias e bolinhas de sabão: as salas temáticas da Creche Celso Ramos
Atividades são realizadas durante o programa Creche de Verão na unidade

foto/divulgação: Joana Pereira

Na Sala de Artes, os pequenos soltam sua criatividade e seu lado artístico

Tintas, pincéis e muitas cores fazem parte da Sala de Artes, na Creche Municipal Celso Ramos, localizada na Prainha. João Vitor, de cinco anos, mostra orgulhoso “Eu tô fazendo um dragão”. Já Luiza, da mesma idade do colega, conta que gosta muito de pintar, enquanto produz um jacaré com a tinta laranja. Nessa temporada do programa Creche de Verão na unidade, foram desenvolvidas diferentes salas temáticas para ampliar o repertório musical, artístico, sonoro, visual e corporal dos pequenos.

 

Além de produzir lindas obras na Sala de Artes, as crianças também podem aproveitar a Sala de Jogos, a Sala de Fantasias e Imaginação, a Sala de Música, a Sala de Vídeo e as atividades coletivas, coordenadas pela professora de educação física Lidiane, na área externa da creche.

 

A coordenadora do Creche de Verão na unidade, Rejane T. M. Bodnar, explica que cada sala tem suas características e especificidades, para proporcionar às crianças o contato com a arte, a imaginação e a criação, além de diferentes ritmos, materiais, texturas e movimentos. As salas podem ser agendadas pelos professores, fazendo do dia na creche um circuito infinito de brincadeiras.

 

 

Um dia de brincadeiras

 


O professor Sérgio, que hoje acompanhou o grupo de crianças de cinco anos na Sala de Artes, conta que gosta de levar a produção para o espaço externo da unidade. “Assim eles pintam observando as flores e outras inspirações”, explica.

 

Na Sala de Fantasias e Imaginação, os pequenos podem soltar a criatividade se vestindo com diferentes roupas, colorindo os cabelos com tinta spray e até pintando o rosto. Maria Vitória, de quatro anos, foi até a professora com um batom na mão, pedindo por um desenho de coração na bochecha.

 

Com as atividades coletivas, a criançada faz a festa na área externa da creche. “Como é Creche de Verão, as atividades planejadas são mais livres”, explica a professora de educação física, que coordena as práticas. Ela conta que com o calor, as brincadeiras com água fazem muito sucesso. Hoje foi o dia das bolinhas de sabão, mas ela já planeja um banho de mangueira e brincadeiras com bolinhas de gel, que expandem quando colocadas na água. Já no dia 29, a escola de samba Protegidos da Princesa irá levar o ensaio até a unidade, promovendo um bailinho de Carnaval com as crianças.

 

No pátio, o que mais chama a atenção de quem chega é uma moto, confeccionada com pneus coloridos, que quase sempre conta com uma criança a bordo. A coordenadora Rejane conta que o veículo foi produzido pelos profissionais, com a ajuda do auxiliar de serviços gerais Matheus. “Não é serviço dele, mas ele fez porque gosta muito de ajudar nos projetos do parque”, diz com carinho.

 

 

Sala de Artes

 


Na Sala de Artes estão disponíveis diversas tintas, pincéis, esponjas, papéis, telas, lápis de cor e canetinhas para que os pequenos soltem seu lado artístico e a criação seja muito mais divertida e colorida.

 

O espaço, além de estimular o processo criativo, ajuda no desenvolvimento da coordenação motora fina, que envolve os músculos menores do corpo. 

 

 

Sala de Fantasias e Imaginação

 


Foi criada para oferecer às crianças diferentes possibilidades de criação e imaginação. Fazem parte dessa sala fantasias, máscaras, fantoches, pintura de rosto, colares, bijuterias e lenços.

 

Nesse espaço, cada criança é livre para criar, brincar e interagir umas com as outras.

 

 

Sala de Jogos

 


A Sala de Jogos foi organizada com materiais e jogos para a faixa etária de dois a seis anos. Nas visitas a esse espaço, os professores ensinam as crianças mais velhas a brincar com jogos de regras, que pode ensinar limites, cooperação e concentração, ajudando no desenvolvimento infantil.

 

Para as crianças menores, são oferecidos jogos de encaixes e brinquedos para ampliar o faz de conta e a imaginação.

 

 

Sala de Música

 


Na Sala de Música existem instrumentos musicais confeccionados pelos próprios professores e outros do acervo da biblioteca da unidade. Além disso, há CDs com músicas de diferentes origens e culturas.

 

De acordo com a coordenadora, a sala tem como objetivo ampliar o conhecimento das crianças sobre ritmos e estilos musicais.

 

 

Sala de Vídeo

 


Essa sala funciona no auditório da creche, onde as crianças têm a oportunidade de participar de sessões de cinema. Os filmes são apresentados de acordo com cada faixa etária e os temas são escolhidos pelos professores seguindo o planejamento da semana.

 

 

Atividades Coletivas

 

 

A professora de educação física, junto com alguns professores e auxiliares de sala nas segundas e quintas-feiras planejam as atividades coletivas que envolvem todas as crianças na área externa da creche.

 

Entre essas atividades estão brincadeiras com água, diversão no parquinho, banho de chuveiro e de mangueira e bolinhas de sabão.


galeria de imagens