Secretaria Municipal de Educação

04/09/2014 - Educação
Nunca é tarde para aprender a ler e escrever
A Educação de Jovens, Adultos e Idosos da SME vem ajudando pessoas como dona Maria e Marcelino a realizarem seus sonhos

foto/divulgação: sme

Maria Moraes

Dona Maria Moraes, 73 anos, estava na lista dos 13 milhões de brasileiros com mais de 15 anos que são analfabetos. Graças à Educação de Jovens Adultos e Idosos, EJA, da Secretaria Municipal de Educação, ela agora sabe ler e escrever.

A idosa alfabetizou-se no núcleo do Centro e concluiu o ensino fundamental na EJA do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) da Universidade Federal de Santa Catarina. Nascida de Rondônia, sempre teve vontade de estudar, mas, quando jovem, não tinha condições.


Apesar de já ter se formado, dona Maria continua participando das aulas e está engajada no grupo de idosos e no coral da instituição. O próximo passo é cursar o ensino médio e também entrar na faculdade de Letras. Tudo isso, por sua paixão pela poesia. Segundo a professora Maria Lúcia, a mulher possui talento e já fazia poemas oralmente, antes mesmo de ser alfabetizada.


“Aprendi que a vida é bonita e que ainda tenho muito que aprender, mas já estou muito feliz com o que alcancei”, afirma Maria Moraes.


Agora que está alfabetizada, ela consegue eternizar suas poesias, desejando inclusive escrever um livro posteriormente: “Vamos todos festejar/Esta linda maravilha/Florianópolis está em festa/nossa Capital na Ilha”.


A professora Maria Lúcia dá aula para o segmento de ensino fundamental do NETI e tem 15 alunos com idades entre 40 e 87 anos. De acordo com ela, todos gostam muito de aprender e pensam em completar o segundo grau. Devido às dificuldades impostas pela idade avançada, o processo de aprendizagem é mais demorado, mas isso não os desanima. “Eles adoram. Ajuda na autoestima deles. É sensacional.”

Buscando uma profissão


Marcelino Rogério Fraga, de 43 anos, morador da Costeira do Pirajubaé, é outro exemplo de que nunca é tarde para voltar a estudar. Frequentou o núcleo Sul I Costeira durante o ano de 2012 e concluiu o ensino fundamental por intermédio da EJA. O estudante não parou por ai: fez o ensino médio e, ao final de 2013, prestou o Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM. Através da prova, o aluno conseguiu uma vaga para o Curso Técnico em Eletrotécnica do Instituto Federal de Santa Catarina, onde já está frequentando as aulas.


Por não conseguir conciliar os estudos com o trabalho no comércio da família, Marcelino parou de estudar aos 16 anos de idade, na antiga 7ª série. Em 2011, quis prestar concurso público para a Comcap, Companhia Melhoramentos da Capital, mas, apesar de ter alcançado uma boa pontuação, não poderia exercer o cargo, pois não havia concluído o ensino fundamental.


A busca por novas oportunidades levou Marcelino a voltar a estudar e a vontade de ter uma profissão o fez continuar. “Fica mais fácil encontrar emprego quando a gente tem o ensino fundamental e o médio. Agora, quero uma profissão e estou estudando para isso”, afirma.


Com o Curso Técnico de Eletrotécnica, Marcelino estará habilitado a instalar, operar e manter equipamentos e sistemas destinados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, assim como elaborar projetos.


Leia mais: Trinta e cinco anos construindo futuros


galeria de imagens