Secretaria Municipal de Educação

02/06/2017 - Educação
Depois de mau tempo, Escola Mâncio Costa realiza “Pedala Ratones”
Será neste sábado a segunda edição do evento que tem como tema “SOS Bacia do Rio Ratones”

foto/divulgação: EBM Mâncio Costa

O evento estava programado para o final de semana passado, mas foi transferido devido ao mau tempo

A segunda edição do Pedala Ratones, promovido pela Escola Básica Municipal Mâncio Costa, juntamente com a Associação de Moradores do Bairro Ratones (AMORA), ocorrerá neste sábado, dia 3. O evento estava programado para o final de semana passado, mas foi transferido devido ao mau tempo. A pedalada terá a largada às 9 horas da manhã na Praça Senadinho do bairro.

 

É um passeio realizado pelos 400 alunos da escola, professores e por outros membros da comunidade. Trata-se de uma atividade lúdica, educativa e de integração.

 

Neste ano, com o tema “SOS Bacia do Rio Ratones”, o objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância de instalar sistemas de tratamento de esgotos em suas casas para melhoria do saneamento básico.

 

De acordo com Juliane Nacari, administradora escolar da Mâncio Costa, o tema já vem sendo trabalhado com os alunos por meio de diversas atividades em sala de aula.

 

“É uma excelente iniciativa, que além de promover a prática do exercício físico entre os jovens, ainda os ensina sobre a importância de preservar não só a Bacia do Rio Ratones, que é a maior bacia hidrográfica de Florianópolis, mas também o meio ambiente como um todo”. O relato é do secretário de Educação da Capital, Maurício Fernandes Pereira, 45 anos, que desde a infância adotou a bike em sua rotina.

 

A pedalada tem a colaboração do Instituto ÇaraKura, uma organização não-governamental que tem por finalidade desenvolver projetos de educação ambiental e ações referentes à pesquisa científica e tecnológica envolvendo crianças, jovens e adultos.

 

O Espaço Natural Jardim do Rancho, um local para a realização de eventos e confraternizações, também apoia a iniciativa.

 

Após o passeio, haverá oficinas, mostra de trabalhos e mostra fotográfica na sede da associação de moradores. Quem se inscreveu até dia 26 de maio, garantiu participação no sorteio de uma bicicleta no dia do evento.


galeria de imagens