Secretaria Municipal de Educação

07/08/2017 - Educação
Feiras de Matemática e Ciências estão sendo realizadas na Capital
Evento único acontece na Herondina Medeiros Zeferino até as 17h

foto/divulgação: Ricardo Medeiros

Secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira concentrado em uma partida de xadrez

Estão sendo realizadas, na Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses, a III Feira Municipal de Matemática, III Feira Municipal de Ciências e IV Feira Regional de Matemática. O evento único, que acontece na maior unidade escolar da rede municipal de ensino, com quase 1.500 alunos, termina às 17h.

 

O evento da Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação da Capital, tem como objetivo fomentar, divulgar e socializar experiências, pesquisas e atividades sobre os conhecimentos de matemática e ciências.

 

Dos 31 trabalhos de matemática apresentados nas feiras, cinco deles serão selecionados para a XXXIII Feira Catarinense de Matemática, que ocorrerá em Criciúma, no dia 11 de setembro.

 

Já dos 25 projetos de ciências, a previsão dez deles devem ser selecionados para a Semana de Pesquisa e Extensão (SEPEX) da Universidade Federal de Santa Catarina, que acontece de 19 a 21 de outubro.

 

De acordo com o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, as feiras são essenciais para transformar a teoria na prática. “É importante que a população consiga visualizar o que é feito em sala de aula, tornando o que é aprendido em algo palpável. É ver acontecer a educação no mundo real”.

 

Lindomar Duarte de Souza e Simone dos Santos Ribeiro são os organizadores do evento. Para Lindomar, é importante socializar o que é feito em cada unidade escolar. “É um momento de aproximação das diversas experiências realizadas na rede municipal”.

 

Simone lembra que existem trabalhos que foram desenvolvidos no começo do ano letivo e que vão continuar sendo aperfeiçoados até o final do ano. “As mostras servem de incentivo aos alunos para que eles consigam ter mais intimidade com as áreas”.

 

Participando do evento está Regina Célia Grando, a presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Ela lembra que 2017/2018 é o Biênio da Matemática no Brasil. Como o país sediará dois grandes eventos de relevância internacional da disciplina, a Olimpíada Internacional da Matemática (IMO) em 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) em 2018, o governo federal criou o Biênio. Serão dois anos de ações e eventos nacionais e internacionais, que colocarão a Matemática, a Ciência e a Tecnologia no foco da comunicação.

 

“Com iniciativas como essa, a matemática se populariza e as pessoas começam a perder o medo dela”, finaliza a presidente.


galeria de imagens