Secretaria Municipal de Educação

13/10/2017 - Educação
Prefeitura promove evento no Dia Mundial de Alimentação
De 16 a 27, Secretaria de Educação realiza exposição sobre ações na rede municipal de ensino

foto/divulgação: SME

O objetivo é compartilhar e dar visibilidade a diversas ações de educação alimentar nutricional que acontecem nas unidades municipais de ensino

A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promove a exposição: Ideias e Imagens das Ações de Educação Alimentar e Nutricional da Rede Municipal de Educação de Florianópolis.  A mostra será aberta na segunda-feira, 16, Dia Mundial da Alimentação, criado em 1945 pela Organização das Nações Unidas. Coordenado pelo Departamento de Alimentação Escolar da SME, o evento irá se estender até o dia 27 no Centro de Educação Continuada da Secretaria de Educação da Capital.

 

O objetivo é compartilhar e dar visibilidade a diversas ações de educação alimentar nutricional que acontecem nas unidades municipais de ensino durante todo o ano. Trata-se de um trabalho de parceria e troca de saberes entre os educadores e nutricionistas, ampliando olhares e experiências.

 

Dentre as temáticas em exposição estarão a horta escolar e oficinas culinárias.

 

A prefeitura, segundo o secretário de Educação, Maurício Fernandes, busca cumprir o documento federal sobre o marco de referência de educação alimentar e nutricional para políticas públicas: “contribuir para a realização do direito humano à alimentação adequada e garantia da segurança alimentar e nutricional (SAN), a valorização da cultura alimentar, a sustentabilidade e a geração de autonomia para que as pessoas, grupos e comunidades estejam empoderados para a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a melhoria da qualidade de vida.” 

 

 

Algumas das ações da SME para uma educação alimentar e nutricional

 

 

Projeto refeitório

 

 

O refeitório é um espaço cuidadosamente planejado onde se busca realizar um trabalho de conscientização alimentar, respeitando a individualidade de cada criança. Os funcionários das unidades educativas optaram por pensar este espaço como ação pedagógica e incluí-lo no projeto político pedagógico.

 

 

Horta Escolar

 


Alimentos orgânicos são cultivados em espaços organizados, com a ajuda de profissionais e dos próprios estudantes. Adubar a terra, plantar e colher verduras e legumes são atividades que se tornam parte, além da hora do almoço, do processo de aprendizado das crianças.

 

 

Projeto de Rede

 

 

Na educação Infantil, é trabalhado “A Origem dos alimentos”. É Realizado com todos os grupos 5 ou 4  de creches ou núcleos de educação infantil (NEIs). Tem como objetivo a promoção de  hábitos alimentares saudáveis,utilizando atividades lúdicas como ferramenta pedagógica, de reconhecimento e compreensão da origem dos alimentos.

 

No ensino fundamental o tema é “Conhecendo os alimentos do campo à mesa e interpretando os rótulos na perspectiva da alimentação saudável e da sustentabilidade”.  Realizado com todos os 4º anos. O objetivo é conceituar e reconhecer através de estratégias pedagógicas  o que são alimentos in natura, processados e ultraprocessados, bem como interpretar os rótulos, a fim de desenvolver hábitos alimentares conscientes e mais saudáveis.


galeria de imagens