Secretaria Municipal de Educação

17/10/2017 - Educação
Prefeitura lança projeto para fortalecer ensino da cultura afro-brasileira
Evento, em parceria com a Fundação Palmares, ocorrerá nesta quarta-feira, dia 18, a partir das 8h30 da manhã

foto/divulgação: Fundação Cultural Palmares

Projeto tem como objetivo a formação dos docentes com ênfase nas relações étnico-raciais, através de debates, leituras e análises críticas

A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), e a Fundação Palmares, lançam “Conhecendo nossa história: da África ao Brasil”. O projeto visa fortalecer a implementação da Lei Federal 10.639, de 2003. A lei estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino o tema “História e Cultura Afro-Brasileira”. O evento ocorrerá nesta quarta-feira (18), às 8h30 da manhã, no Centro de Educação Continuada da SME (CEC).

 

Para o secretário de Educação, a ação é realizada para contribuir nas relações étnico-raciais, valorizar e assegurar o respeito à diversidade. “A educação e a cultura são instrumentos decisivos para a promoção da cidadania e eliminação de desigualdades”, coloca Maurício Fernandes Pereira.

 

O projeto será executado em duas etapas. Uma delas é a formação dos docentes com ênfase nas relações étnico-raciais, através de debates, assim como de leituras, a exemplo da análise crítica e sugestões de reescrita do livro  “O que você sabe sobre a África: uma viagem pela história do continente e dos afro-brasileiros”. Numa segunda etapa, esta obra, com as devidas correções, será distribuída para os estudantes.

 

A Secretaria de Educação e a Fundação Cultural Palmares compreendem que a formação continuada de professores, a produção e disponibilização de materiais didáticos e paradidáticos são fundamentais para os avanços nas políticas públicas para a educação das relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira e africana.

 

 

Educação consciente

 

 

O livro “O que você sabe sobre a África: uma viagem pela história do continente e dos afro-brasileiros” é uma síntese de cerca de 100 páginas de uma coleção feita pela Unesco durante 35 anos chamada “História Geral da África”. Os oito volumes, com milhares de páginas, tornavam difícil a utilização dos livros na dinâmica pedagógica da rede de educação básica. A síntese porém, traz simplificações e generalizações que acabam por incorrer em estereótipos que procuramos desconstruir. Por esta razão, a primeira etapa do projeto consiste em formar grupos de estudos para análise crítica do livro, objetivando sua reescrita.

 

Com uma linguagem didática voltada para a geração atual, o livro, com as devidas correções, cumpre a função de ser um primeiro passo para entender a história da África e reconhecer a essencial contribuição que o povo negro sempre deu ao Brasil.

 

Uma frase muito comum entre os ativistas negros traduz essa dialética: “Existe uma história dos negros e da África sem o Brasil, mas não existe uma história do Brasil sem os negros e sem a África”.

 

 

A programação

 

 

A solenidade de abertura terá início às 8h30 e contará com a participação, além do secretário de Educação de Florianópolis Maurício Fernandes Pereira e do diretor de Educação Fundamental Vânio Cesar Seemann, de Vanderlei Lourenço, presidente substituto da Fundação Cultural Palmares e coordenador-geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra da fundação. Representando o Ministério da Educação, John Carth também estará presente.

 

Às 9h30, a mesa redonda terá início, com o objetivo de discutir estratégias para a implementação da educação para as relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira.

 

Participando estarão novamente Vanderlei Lourenço e John Carth, além de Eliane Boa Morte, doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenadora do Núcleo de Políticas Educacionais das Relações Étnico-Raciais na Secretaria Municipal de Educação de Salvador.

 

Também fará parte do debate Zezito de Araújo, professor de história da Secretaria de Educação de Alagoas e responsável pela implantação da Lei 10.639/2013 e da Educação Escolar Quilombola na rede estadual de ensino.

Pela Secretaria de Educação de Florianópolis estará Daniela Sbravati. Ela é  professora de história da rede municipal de ensino, assessora pedagógica da Diretoria de Educação Fundamental e multiplicadora do projeto “Conhecendo nossa história: da África ao Brasil”.

 

 

Serviço

 

 

O quê: Lançamento do projeto “Conhecendo nossa história: da África ao Brasil”

 

Quando: 18/10, quarta-feira

 

Horário: 8h30

 

Local: Centro de Educação Continuada da SME (CEC)

 

Endereço: Rua Ferreira Lima, número 82, Centro


galeria de imagens