Secretaria Municipal de Educação

25/04/2017 - Educação
Programa Jovens Tutores é instalado em escola municipal de Florianópolis
Iniciativa visao ensino de computação no ensino básico e tem seu piloto na Herondina Medeiros Zeferino

foto/divulgação: Herondina Medeiros Zeferino

Giselle Medeiros, Vinicius Santos (Involves), Sara Garcia (Jovem Tutora), Richard Bercheli (JT) , Nicolas Pedroso (JT) e Jean Hauck (professor da UFSC) computação na escola

Fornecer a todos os alunos do ensino básico a oportunidade de aprender computação.

Este é o objetivo do programa Jovens Tutores, realizado pelo projeto Computação na Escola e desenvolvido dentro da Universidade Federal de Santa Catarina pelo Instituto Nacional para a Convergência Digital (INCoD) no Departamento de Informática e Estatística, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

 

Atualmente o piloto do projeto está sendo realizado na Escola Básica Municipal Professa Herondina Medeiros Zeferino, no bairro Ingleses, em Florianópolis,  com alunos do 9º ano do ensino fundamental.

 

"Na Escola Herondina muitos alunos demonstram interesse em programação.

O aluno que quiser aprender a programar encontrará nesta iniciativa a oportunidade de saber os primeiros passos no desenvolvimento de aplicativos", conta Giselle Medeiros, professora de Tecnologia Educacional, que está colaborando com o projeto na unidade educacional.

 

De acordo com ela, ocorrerão em breve oficinas de desenvolvimento de aplicativos para celular na escola.

 

"Para participar das oficinas de desenvolvimento de aplicativos o aluno acessará, no período de inscrição, o site da escola e preencherá o link de inscrição da oficina, enquanto houver vagas. Dessa forma são possibilitadas mais oportunidades de desenvolver o letramento digital" diz a professora. O site da escola é  www.escolaherondina.net.

 

 

Nicolas Pedroso tem 14 anos e é um Jovem Tutor em treinamento. Ele pretende cursar na universidade  computação e foi um dos selecionados para o programa pelo bom desempenho em sala e participação em atividades envolvendo as tecnologias.

 

"Estou gostando muito. É uma ótima oportunidade para pessoas como eu, que gostam de tecnologia, se aprofundarem no assunto".

 

A iniciativa Computação na Escola está formando Jovens Tutores (alunos do ensino básico) e Mentores Voluntários (profissionais da área de TI) para programação de aplicativos móveis, lembra o secretário municipal  de Educação.

 

Conforme Mauricio Fernandes Pereira,  esses tutores e mentores estarão apoiando professores no ensino de computação em escolas públicas, com objetivo de alcançar um maior número de alunos, oportunizando o aprendizado e o contato com profissionais da área e trazendo a experiência prática aos jovens e crianças participantes.

 

Richard Souza Bercheli, de 14 anos, e também um Jovem Tutor, relata que aprender coisas novas é sempre muito bom. "Estou achando muito legal, pois tenho interesse em programação”, finaliza.

 

Empresas e organizações interessadas em patrocinar outros projetos de Jovens Tutores podem entrar em contato com a iniciativa Computação na Escola através do telefone (48) 3721-7380 ou via e-mail, por computacaonaescola@incod.ufsc.br

 

Histórico com tecnologia

 

Em 2016 a escola vem apresentando iniciativas de introdução de linguagens de programação.

 Alunas da escola criaram aplicativos na ferramenta App Inventor da Google com o objetivo de desenvolver um aplicativo que pudesse solucionar um problema da comunidade, essas alunas participaram do programa internacional Technovation Challenge, sendo que um dos times da escola foi semifinalista da América Latina, com o app Pet Goal, voltado para adoção de animais abandonados.

 

 Ocorreram também na escola oficinas de App Inventor em parceria com a Iniciativa Computação na Escola/UFSC, assim como os alunos interessados nessa área de conhecimento participaram da OBI - Olimpíada Brasileira de Informática.

 

 Além disso, foram realizadas atividades na UFSC aliando astronomia e a linguagem de programação Python, parceira com professor Antonio Kanaan da UFSC, professor Adolfo Stotz Neto e a professora da Escola Herondina do laboratório de Ciências Roberta Cezar.

 

 

 

 

 


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