Secretaria Municipal de Educação

14/08/2014 - Educação
Pais e professores cuidam de escola no Santinho
APP aplica verbas em novo visual de salas de aula

foto/divulgação: EBM Maria Tomázia

Salas de aula ganharam novas pinturas

Peixes, cavalos marinhos, personagens do desenho animado Flintstones e da série Família Dinossauro. Além de cuidar da aquisição de materiais de consumo necessários à manutenção elétrica, hidráulica, carpintaria e reparo em geral, a Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, no Santinho, está tornando o ambiente mais interessante.


Nas salas de aula da criançada do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, foram estampadas diversas imagens. Não faltam pinturas de esporte também, através do atletismo, basquete e esportes radicais


Para tornar o clima ainda mais alegre, cada uma das seis salas recebeu uma cor diferente: lilás, laranja, azul, amarelo, verde e rosa. 


O novo visual da Maria Tomázia se deve à ação da nova diretoria da Associação de Pais e Professores, responsável pela aplicação das verbas direcionadas para a unidade pela Secretaria de Educação e pelo Governo Federal. A APP tem na presidência a administradora escolar Aline Ribeiro e na tesouraria a professora auxiliar Monique Fernandes. A Associação conta com a ajuda dos estudantes para a preservação do patrimônio público.


Inaugurada em 2005, a Escola Maria Tomázia Coelho possui 642 alunos, distribuídos em dois turnos. Há na unidade 57 profissionais, entre professores, equipe pedagógica, terceirizados e pessoal do quadro civil.

Verba descentralizada e PDDE


Para propiciar autonomia da gestão administrativa e financeira das escolas, creches e núcleos de educação infantil, a Secretaria de Educação repassa a cada dois meses, via Associação de Pais e Professores, dinheiro para as unidades de ensino. Trata-se do programa Verba Descentralizada.


Depositada em quatro parcelas, a verba é estipulada conforme o número de alunos e o tamanho do estabelecimento.


Além disso, os estabelecimentos de ensino são beneficiados pelo Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação.


galeria de imagens