Secretaria Municipal de Educação

17/10/2016 - Educação
Creche da Tapera vence a Gincana ReÓleo
Crianças da Anna Spyrios Dimatos arrecadaram 1.585 litros de óleo de cozinha

foto/divulgação: Creche Anna Spyrios

Creche obteve 1º lugar entre 30 unidades inscritas

A Creche Municipal Anna Spyrios Dimatos, na Tapera, foi a vencedora da Gincana ReÓleo, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif).  Pela competição, que envolveu unidades de educação infantil, escolas do ensino fundamental e ONG’s, as crianças deveriam arrecadar o máximo de litros de óleo utilizado em cozinhas. A creche reuniu, em duas semanas, 1.585 litros em garrafas PET.

 

Os 50 profissionais da creche, a maioria das 220 crianças da unidade e famílias, uniram-se para alcançar o primeiro lugar entre os 30 estabelecimentos inscritos na gincana. A diretora Andréa Regina contou que o produto não foi angariado apenas das casas de pais e parentes. A força-tarefa da creche percorreu restaurantes, bares em lanchonetes em busca de óleo. “Foi por causa dessa solidariedade e cumplicidade entre todos que nós saímos vencedores”, disse a diretora.

A unidade educacional ganhou R$ 1.500,00 de prêmio, dinheiro que será direcionado para projetos ambientais. As turmas 4A e 4B, com pequenos de três e quatro anos, terão direito a um passeio de escuna para visitar a Ilha de Anhatomirim. As duas turmas foram as que mais arrecadaram óleo.

 

Mais do que dinheiro e passeio, o trabalho coletivo valeu pela importância de construir nas crianças a ideia de preservação do planeta, sublinhou Andréa Regina.

Uma empresa contrata pela ACIF é a responsável por efetuar o recolhimento do material. O óleo coletado é destinado ao projeto “Reciclar é Educar”, do programa ReÓleo, que também coordena palestras voltadas especialmente para escolas públicas e particulares da Grande Florianópolis.

 

Por que recolher?

 

O óleo de cozinha é uma matéria prima renovável. No entanto, quando descartado de forma incorreta, polui a água, o solo e a atmosfera. Além de entupir tubulações, pode prejudicar o funcionamento das estações de tratamento. Descartado na natureza, pode prejudicar os seres aquáticos e desequilibrar o ecossistema.

 

O descarte do óleo de cozinha não pode ocorrer no ralo da pia, vaso sanitário, ou no lixo orgânico. Esses destinos incorretos levam à contaminação das fontes de água, solo e da atmosfera.


galeria de imagens