Secretaria Municipal de Educação

12/06/2017 - Educação
Professora da rede municipal leva projeto ciclístico para Holanda
A iniciativa “Bicicleta na Escola” foi criada pela professora Ana Destri e tem como objetivo discutir a mobilidade urbana

foto/divulgação: Divulgação

Ana e alunos da EBM José Jacinto Cardoso

Criado em uma aula de educação física ministrada pela professora Ana Destri, na Escola Básica Municipal de Florianópolis José Jacinto Cardoso, na Serrinha, em 2013, o projeto Bicicleta na Escola está ganhando o mundo.

 

Depois de apresentar o projeto em diversos eventos na América Latina, a professora viaja hoje para a Holanda, para participar do VELOCITY, evento que acontece na cidade de Nijmgen.

 

O objetivo do “Bicicleta na Escola” é apurar o senso crítico das crianças quanto às questões da mobilidade urbana, como também orientar no ir e vir com segurança de casa para a escola e da escola para casa, utilizando a bicicleta como meio de transporte.

 

Além disso, por ser um exercício aeróbico, que faz uso do  oxigênio no processo de geração de energia, a bicicleta estimula a frequência cardíaca e o músculo do coração, melhorando a capacidade cardiopulmonar e cardiovascular.

 

 

Fama internacional

 

A professora Ana Destri já participou do Fórum Mundial da Bicicleta, na cidade de Santiago, no Chile e do Fórum Mundial da Bicicleta ,que ocorreu na Cidade do México, no México.

 

O VELOCITY, que acontece do dia 13 a 16 de junho, é uma série de conferências sobre ciclismo, feitas para encorajar a prática da pedalada como parte do transporte diário e recreação.

 

“Falar de bicicleta no país da bicicleta esta sendo uma experiência surreal”, conta a professora, que hoje trabalha no Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEI) Nagib Jabor, no Estreito.

 

O Secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, diz que a rede municipal sente muito orgulho em ter a professora Ana representando a todos no exterior. “Projetos como esse da professora enriquecem o ensino-aprendizagem em nossas escolas”, complementa.

 

 

Inspiração em território nacional

 

O projeto coordenado pela professora é pioneiro no país e já começou a ser replicado em outros estados, como Goiás e Rio de Janeiro. Com isso, a visibilidade da iniciativa apenas aumenta e ela está sendo selecionada para integrar  eventos nacionais e internacionais.

 

O Bicicleta na Escola  está presente nas escolas  José Jacinto Cardoso, na Serrinha; João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares; Dilma Lúcia dos Santos, na Armação do Pântano do Sul; Osmar Cunha, em Canasvieiras; Antônio Paschoal Apóstolo, no Rio Vermelho; e Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé.

 

 

Contatos para imprensa

 

Ana Destri:  98828-2763


galeria de imagens