Secretaria Municipal de Educação

05/04/2018 - Educação
Unidade participa de treinamento de combate a princípio de incêndio
Simulação ocorreu nesta quinta-feira na unidade Donícia Maria da Costa, no Saco Grande

foto/divulgação: SME

Cerca de 250 pessoas participaram do exercício desta quinta-feira

Na manhã desta quinta-feira, dentro do projeto EducAÇÃO Preventiva”, coordenado pela  Secretaria de Educação de Florianópolis , foi realizado, na Escola Básica Donícia Maria da Costa,   um exercício chamado de Plano de Abandono em Área Escolar (PAAE).   Houve a simulação de um princípio de incêndio.


O fogo começou próximo da cozinha do estabelecimento de ensino localizado no Saco Grande. O diretor da escola , Marcos Bueno, acionou o alarme. Como já havia sido planejado,  crianças, entre 6 e 14 anos,  e professores saíram das salas de forma organizada indo em direção à quadra de esportes coberta. Houve corte da energia elétrica e desligamento da central de gás. O Corpo de Bombeiros foi acionado pelo número 193.

Um professor ficou na frente da escola esperando a chegada da guarnição. O fogo começou a ser combatido com os extintores da unidade educacional.  Com a chegada dos Bombeiros, a chamas  foram  apagadas  com o uso do sistema hidráulico preventivo do estabelecimento de ensino.

 

Na quadra coberta, estudantes e educadores levaram um bate-papo com os militares, em especial com o Sargento Correa, Diretor Marcos e o professor Charles Schnorr, responsável pelo setor de prevenção da Secretaria de Educação. Fizeram uma avaliação sobre o resultado da ação. Participaram do exercício 250 pessoas.

 

De acordo com o Secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, o exercício tem como objetivo preparar as crianças e os profissionais das escolas e creches para como agir em situações de emergência, bem como desenvolver na comunidade escolar uma cultura prevencionista evitando possíveis acidentes e comportamentos de risco.

 

Preparado para tudo

 

A Escola Básica Donícia Maria da Costa é uma das unidades que recebeu treinamento durante o inicio do ano letivo para como agir frente a possíveis adversidades, sejam incêndios, vazamentos, assaltos, enxame de abelhas, vazamento de gás, entre outros possíveis sinistros.

Para o professor Charles Schnorr , esse tipo de atividade faz com que estudantes e profissionais tornem-se mais resilientes no enfretamento de dificuldades e emergências, transformando não apenas o comportamento em sala de aula, mas suas residências e bairros em comunidades mais seguras.

Na Donícia Maria da Costa também devem ser desenvolvidos projetos como o Defesa Civil na Escola, Vigilante Mirim e Primeiros Socorros na Educação. Essas atividades preparam as crianças de diferentes turmas e faixas etárias para agirem preventivamente, não apenas em emergências, mas em diversas ações: contra os focos do mosquito da dengue, desastres, valores e comportamentos cívicos.  

São fruto de uma parceria entre as escolas, órgão central da Secretaria Municipal de Educação, Defesa Civil Municipal e Estadual, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar, entre outros apoiadores. 


galeria de imagens