Secretaria Municipal de Educação

08/10/2018 - Educação
Unidade incentiva mudança de hábitos alimentares
A iniciativa visa conscientizar e incentivar o consumo de alimentos in natura

foto/divulgação: arquivo sme

foi realizado um piquenique com Buffet de frutas com iogurte, com a presença especial da banana gigante

Cores, sabores, texturas e muita brincadeira marcaram presença na rotina da turminha de três a quatro anos do Núcleo de Educação Infantil Municipal Otília Cruz, da Secretaria de Educação de Florianópolis, situado no bairro Coloninha, região continental da cidade.

 
O projeto “De corpo inteiro” articulado pela professora Maristela Zanette e pelas auxiliares de sala Edicléia de Oliveira e Ariana Ribeiro foi desenvolvido com o objetivo de estimular e incentivar as crianças a colorir o prato das refeições com comidas saudáveis, seguindo a proposta alimentar da rede municipal de ensino.

 

Brincadeiras, contações de histórias, plantio de árvores, conversas com as famílias e até mesmo uma feira, foram às atividades propostas pelo trio, com intuito das crianças aprenderem brincando. 

 
“As famílias notaram a diferença nos hábitos alimentares das crianças. Os pequenos conversam e orientam os pais sobre o consumo de alimentos saudáveis”, conta a professora Maristela Zanette.

 

 Dia de feira

 
Os pequenos começaram o aprendizado conversando sobre as verduras. Para ilustrar o bate-papo, uma contação de história sobre a cesta da Dona Maricota, e uma visita à feira de frutas e verduras do bairro, na Coloninha, acompanhados pela nutricionista da Educação, Patrícia Fortunato, foi experimentado pelas crianças. Na feira, as crianças puderam ver de perto inúmeras variedades de alimentos com cores, sabores, texturas e formatos diferenciados, além de acompanhar a compra das leguminosas para a elaboração de uma sopa com a garotada. 
 

Frutas
 
Depois de experimentarem os legumes na sopa preparada em conjunto, chegou à vez de outro alimento saudável. Com a contribuição das famílias, foi realizado um piquenique com Buffet de frutas com iogurte, com a presença especial da banana gigante. Uma contação de histórias sobre o ratinho vermelho e maduro e o grande urso esfomeado, resultou na degustação de morangos. A comilança continuou com um bolo de cenoura preparado pelas crianças para comemorar o aniversário de uma colega.

  

Além de comerem as frutinhas e o bolo, a iniciativa também contou com um gesto ambiental.
 Os pequenos puderam conhecer e ajudar no plantio e replantio de mudas de árvores frutíferas, doadas pela comunidade e pelo supermercado Angeloni.

 
“É importante que as unidades junto às nutricionistas da rede municipal de ensino busquem desenvolver atividades que proporcionem práticas ligadas ao estilo de vida saudável”, afirma o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira.

 
País das Maravilhas

 
Mesa posta, louças em miniatura, chá e biscoitos ao som da história do livro “Um chá na casa de Dona Lalá”, animou à tarde dos pequenos. A atividade possibilitou a elaboração da receita culinária do lanche, preparado pelas professoras e crianças, e a integração com uma das famílias do grupo que preparou o chá para a garotada.

 
Mudando a alimentação
 

Para encerrar o projeto, as famílias dos pequenos participaram de uma atividade com embalagens, rótulos e gravuras. A iniciativa tinha por objetivo conscientizar sobre o consumo de alimentos saudáveis e a importância para o crescimento e desenvolvimento da criança. Cada família trouxe alimentos industrializados de casa e foi orientada a substituir por alimentos in natura.


galeria de imagens