Secretaria Municipal de Educação

01/11/2018 - Educação
Somar Floripa e SME promovem encerramento da campanha Outubro Rosa
A iniciativa arrecadou mais de 200 donativos para mulheres diagnosticadas com câncer de mama

foto/divulgação: arquivo sme

A iniciativa arrecadou mais de 200 donativos para mulheres diagnosticadas com câncer de mama

A Rede Solidária Somar e a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SME) encerraram ontem a campanha de arrecadação de lenços, chapéus e cabelos dentro do Outubro Rosa. O evento ocorreu no Centro de Educação Continuada da SME. Todo material será repassado para Associação Brasileira dos Portadores de Câncer (Amucc).  Com a campanha, foram coletadas 82 mechas de cabelos para utilização em perucas, 160 lenços e 11 chapéus.

 

“Ações como essa servem para reforçar que, embora a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama se intensifiquem em outubro, as mulheres devem realizar os procedimentos preventivos durante o ano todo. Poder ajudar as mulheres que são acometidas por esta doença é gratificante”, afirma a presidente da rede solidária da Prefeitura de Florianópolis, Somar Floripa, Cintia de Queiroz Loureiro.

  

“A secretaria de Educação busca promover iniciativas que visam disseminar informações a respeito do câncer de mama, tendo por objetivo reduzir os casos de diagnótiscos negativos no município”, afirmou Maurício Fernandes Pereira.

  

No evento estiveram presentes 38 servidoras representantes de diferentes unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental, bem como servidoras do próprio Centro de Educação Continuada. Também marcaram presença no evento a psicóloga Rose Antunes, que estava representando Cintia Loureiro, coordenadora da Somar Floripa, e o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, que fez a entrega simbólica dos donativos arrecadados. 

 

A programação do evento estava recheada de conversas para esclarecer dúvidas sobre o câncer de mama. As profissionais da rede de ensino puderam participar da palestra alimentação versus equilíbrio emocional, ministrada pelas nutricionistas Maíra Fernanda Billo e Rosemeire Romanello e o enfermeiro Everson Bertazo do plano SC Saúde. Foram abordados os sintomas no corpo das mulheres provocado por conta da alteração hormonal, resultante da má alimentação, falta de exercícios físicos e cansaço.

 

 
Para encerrar, a Associação Brasileira dos Portadores de Câncer organizou uma roda de conversa com as convidadas para debater sobre os perigos do câncer de mama. A diretora financeira da Amucc, Eva Rosa dos Santos, estava presente e conduziu o bate-papo.


galeria de imagens