Secretaria Municipal de Educação

07/11/2018 - Educação
Canção do “Daza” é utilizada para ensinar geografia
Projeto visa ajudar os estudantes a conhecerem a cidade através dos locais citados na música “Afinar As Rezas” da banda

foto/divulgação: arquivo sme

Turma 61 em Naufragados

Você já parou para pensar que as músicas têm o poder de nos ensinar coisas novas? A professora de geografia Lílian Claudete da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, tentou passar essa mensagem para a turma 61 do ensino fundamental através do projeto “De Naufragados à Ilha do Campeche- conhecendo a ilha ao som do Daza”.

 

A garotada pôde conhecer a geografia da cidade e a história local, utilizando como eixo norteador as músicas, de reggae-rock,   da banda da capital catarinense Dazaranha. A canção “Afinar As Rezas” guiou um tour pelas praias de Naufragados e Solidão, pela Lagoa da Conceição e Lagoa do Peri e uma visitação à Ilha do Campeche.

 

Desenvolvida nos meses de setembro até o final de novembro, a iniciativa da unidade, localizada no bairro Armação do Pântano do Sul, tem por objetivo aproximar os estudantes a herança cultural do município. Além disso, tornou possível a relação próxima das famílias com a escola.

 

“Vejo que as saídas de estudos são uma possibilidade dos estudantes vivenciarem aquilo que aprendem na sala de aula. Muitos estudantes nasceram aqui e não conheciam os lugares visitados”, explica a professora Lílian.

 

“As saídas de estudos são um importante recurso pedagógico e de interação entre teoria e prática e devem ser utilizado pelos professores a fim de tornar mais atrativo o estudo”, salienta o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira.

 

 

Explorando Floripa

 


Os locais citados na música “Afinar As Rezas” são os lugares explorados pela turma, seguindo a ordem que aparecem na canção. Para registrar as descobertas feitas nos ambientes, cada aluno tem um diário, onde realizam relatos e diferentes atividades relacionados ao projeto. Para cada visita aos locais, são elaboradas diferentes atividades, desde narrativas, descrição de paisagens e observação de imagens de satélites.  


Os estudantes puderam utilizar imagens do Google Earth da localização visitada, como naufragados, Solidão e Lagoa da Conceição para localizarem e se orientarem. A tarefa era identificar na imagem a trilha, o Rio, as oficinas líticas e descrever as paisagens que observaram, além de contar no seu diário como foi a saída com muitos detalhes.

 
Em naufragados, os educandos notaram a quantidade de resíduos espalhados pela areia da praia. Através de um olhar consciente, cada estudante trouxe o seu lixo produzido durante o passeio e recolheram os que estavam espalhados pela paisagem e levaram até a unidade para descartar adequadamente.   

  

Curiosos e envolvidos, com um olhar crítico e questionador, a garotada também explorou a criatividade criando histórias em quadrinhos e produções textuais na forma de relatório. A profissional trabalhou as lendas das Lagoas com uma atividade de dobraduras que foram coladas nos diários.

 

Na última terça-feira (06), os estudantes visitaram a Ilha do Campeche, eles puderam analisar as inscrições rupestres e conhecer a história delas, além de observar os famosos quatis.

 

 

Participação



A docente Lílian criou um grupo através do aplicativo de conversa WhatsApp, para que as famílias dos estudantes participem e acompanhem as saídas e as atividades que são enviadas como tarefas no diário.

 
“Percebi que o grupo das famílias aproximou mais nossa relação e que estamos sempre em contato, principalmente se surge uma dúvida referente a alguma atividade, os pais entram em contato pelo WhatsApp e eu os oriento”, conta a professora.

  


Dazaranha

 


Nativa de Florianópolis, a banda de reggae-rock é formada pelos músicos Chico Martins, Adauto Charnesky, Fernando Sulzbacher, Gerry Costa, Dinho e J.C Basañez, que produzem letras que remetem à cultura popular florianopolitana, utilizando usualmente o som do violino e instrumentos de percussão. Fundada em 1992, o grupo é considerado a banda com maior expressão no cenário musical de Santa Catarina.

 

“Agora eles ouvem em casa a música do projeto e outras do Dazaranha, viraram fãs”, afirma a professora.

 

 

Afinar As Rezas

 


“Se navegar chegou, deixa navegar

Chegou deixa chegar

Se navegar chegou, deixa navegar

Chegou deixa chegar

 

Veio do mar

A risada do pirata

Que veio dos Naufragados

Pra morar na Solidão

 

Veio do mar

Um gringo enlouquecido

Dizem ter morrido

De amor por Conceição

 

Veio do mar

Deu na Ilha do Campeche

Deixou inscrições rupestres

Pra história me levar

 

Afinar as rezas e os tambores da nova música

Levantar as velas dos navios

 

Se navegar chegou, deixa navegar

Chegou deixa chegar

Se navegar chegou, deixa navegar

Chegou deixa chegar

 

Veio do mar

A risada do pirata

Que veio dos Naufragados

Pra morar na Solidão

 

Veio do mar

Um gringo enlouquecido

Dizem ter morrido

De amor por Conceição

 

Veio do mar

Deu na ilha do Campeche

Deixou inscrições rupestres

Pra história me levar

 

Afinar as rezas e os tambores da nova música

Levantar as velas dos navios

 

Cabana de palha, fica lá na praia

O lugar pra ver o mar chegar

 

Estrela do céu faz um favor

Mostrar aos olhos

 

Que

Já estamos no céu, uoooo

Já estamos no céu;

Já estamos no céu;

Já estamos no céu”


galeria de imagens