Secretaria Municipal de Educação

13/11/2018 - Educação
DEPAE realiza palestra sobre alimentação saudável no Neim Anjo da Guarda
A comunidade escolar pôde entender mais sobre tema através do material “Dez passos para uma Alimentação Saudável – Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos”

foto/divulgação: SME

A nutricionista Camilla Vital abordou os Dez passos para uma Alimentação Saudável – Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos

A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SME) organizou uma palestra sobre alimentação saudável para as famílias e professores do Neim Anjo da Guarda, localizado no bairro Trindade.

 

A nutricionista, do Departamento de Alimentação Escolar (DEPAE) da SME, Camilla Vital, abordou os “Dez passos para uma Alimentação Saudável – Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos” a fim de sanar dúvidas quanto à  introdução alimentar, consistência de refeições, restrições e alergias alimentares.

 

Camilla conversou brevemente sobre a industrialização dos alimentos, seguida da importância da introdução alimentar para crianças menores de 1 ano. Na sequência, relatou as características de consistência dos alimentos, o uso de mamadeiras, as restrições dietéticas, manipulação de alimentos, alergias e intolerâncias alimentares, finalizando com exemplo de cardápio.

 

Em relação às crianças maiores de dois anos, salientou a importância da oferta de alimentos saudáveis e não industrializados, no âmbito familiar, de acordo com o cardápio utilizado na unidade.

 

"A intenção da SME é sempre incentivar o envolvimento da comunidade escolar nas ações educativas das unidades, e o incentivo a uma alimentação saudável é entendida por nós, uma ação essencial no espaço educativo", afirma o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira.

 

 

Responsabilidades do DEPAE

 

 

O DEPAE é responsável pela especificação, tanto dos gêneros alimentícios, quanto dos utensílios e equipamentos para as cozinhas adquiridos via licitação, assim como acompanha todo o processo licitatório e os contratos. Também elabora cardápios, quantidade de alimentos por unidade educacional, necessidade nutricional por estudante e orienta o controle de estoque, além de executar teste de aceitabilidade dos itens.

 

Participa do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (COMAE), de reuniões pedagógicas, reunião com as famílias e reunião de diretores. Confecciona os pedidos (semanais e mensais) aos fornecedores, organiza as entregas e verifica a qualidade dos alimentos entregues.

 

Orienta e fiscaliza a empresa terceirizada de mão de obra de cozinheiras e nutricionistas, capacitando as profissionais.

 

Todas essas atividades são executadas em 144 unidades educativas, contabilizando as áreas de educação infantil, fundamental, Jovens, Adultos e Idosos (EJA) e instituições parceiras.

 

Além desta parte mais administrativa, o DEPAE trabalha em sintonia com as diretorias dos ensinos da Prefeitura, estreitando os laços entre a alimentação e o currículo, através das atividades de Educação Alimentar Nutricional, em parceria com a equipe pedagógica e com o professor, se fazendo presente nos planejamentos, atividades e projetos, de acordo com os Projetos Políticos Pedagógicos das Unidades Educativas.

 

Todas as ações do departamento seguem a legislação do Programa de Alimentação Escolar. O DEPAE igualmente acompanha e envia os alimentos às crianças com necessidades alimentares específicas.


galeria de imagens