Secretaria Municipal de Educação

20/11/2018 - Educação
Seminário étnico-racial vai até amanhã na rede municipal de ensino
Evento busca destacar a representatividade negra nos materiais pedagógicos e na literatura

foto/divulgação: arquivo sme

O prefeito Gean Loureiro marcou presença no evento

 

O XII Seminário da Diversidade Étnico-Racial, coordenado pela  Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis  estende-se até esta quarta-feira.  O evento ocorre  no Centro de Educação Continuada da Secretaria, na Rua Ferreira Lima, nº 82.
 
As palestras, conferências, mesas de debate, apresentações de trabalhos de pesquisa, apresentação de experiências escolares e oficinas trazem  a representatividade negra nos materiais pedagógicos e na literatura, destacando seu papel histórico e fundamental nos diversos aspectos que compõem o desenvolvimento do país.
 
 
Trata-se de um olhar que procura deixar de lado a visão colonial, ou seja, a imposição de uma cultura eurocêntrica, rompendo com as práticas excludentes nos espaços escolares.  Por isso, o tema do seminário é “Vozes diaspóricas: práticas pedagógicas decoloniais”.  “Queremos problematizar o processo de implementação da educação das relações étnico-raciais e o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas unidades”, declara Sônia Carvalho, uma das organizadoras do evento. 
 
 
Ao lado do prefeito Gean Loureiro , do secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, e do adjunto Luciano Formighieri participaram da abertura do seminário diversas lideranças de combate ao racismo. Uma delas é a representante do Movimento Negro Unificado, Maria de Lurdes Mina, e do presidente do Conselho Estadual da População Afrodescendente (Cepa), Márcio de Souza. Também estavam  presentes a consultora da rede de ensino  para assuntos étnico-raciais, Jeruse Romão, e a orientadora educacional Altair Felipe, bem como o vereador Lino Peres.
 
  
 “O Seminário da Diversidade Étnico-Racial se afirmou no calendário municipal como um evento de formação, discussão, problematização, avaliação e proposição de ações voltadas à implementação de políticas de ações afirmativas na rede municipal de ensino de Florianópolis, explica o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira. 
 
 
Estão sendo discutidos  assuntos como a política de educação das relações  étnico-raciais,  práticas pedagógicas em consonância com as diretrizes curriculares municipais para a educação das relações étnico-raciais; os avanços na produção acadêmica ,  as perspectivas e desafios acerca da implementação da Educação das Relações Étnico-raciais na rede municipal de ensino.
 
 
 Quarta- feira  21/11 
- 8h30 às 09h30: Propostas pedagógicas e iniciativas de estudo
  Vozes, corpos e saberes do Maciço - Karla Andrezza Vieira
  Mobilidade social no Brasil oitocentista - Daniela Sbravati
  Grupo de estudos ERER: uma experiência formativa - Ruth Mary Pereira dos    Santos
- 9h30 às 10h: Debate
- 10h às 10h20: Coffee break
- 10h20 às 12h: Relatos de experiência
 
1- Mama África, uma viagem na história africana - Cátia Menezes Fagundes, Vivian Cariço, Carmen Lúcia Salvador (NEIM Celso Ramos)
 
2- Mosaico Literário: Uma experiência a partir da Matriz de ERER - Professora Rosileni da Silva (EBM Albertina Madalena Dias)
 
3- A presença africana em Desterro e a herança cultural africana na música brasileira - Luciano Castro - EBM Acácio Garibaldi São Thiago
 
4- Chega de preconceito: por uma escola sem racismo -
Jheniffer Crummenauer (EBM Albertina Madalena Dias/EBM Intendente  Aricomedes da Silva)
 
- 13h30: Mostra de Cinema - Luiz de Vasconcellos F. Sobrinho
- 14h00 às 15h00: Palestra
   Branquitude e Racismo Estrutural
   Lia Vainer Schucman
- 15h as 15h15: Coffee break
- 15h15: Conferência de encerramento
  O que significa descolonizar o currículo? - Celso Sanches
- 16h30: Apresentação Cultural - Maculelê – CEVAHUMOS
 

 


galeria de imagens