Secretaria Municipal de Educação

13/05/2019 - Educação
Estudantes alertam adultos sobre perigos no volante
Ação faz parte de campanha do Maio Amarelo, que este ano tem como tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida

foto/divulgação: Arquivo SME

Oficina foi oferecida na Escola Albertina Madalena Dias no dia 13 de maio

No ano de 2018, Santa Catarina registrou mais óbitos por acidentes de trânsito do que por crimes violentos. Dados apontam que ao todo foram registradas 840 mortes por homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, enquanto 1.537 ocorreram por acidentes nas estradas.

 

A Escola Básica Municipal de Florianópolis Albertina Madalena Dias, na Vargem Grande, recebeu ações sobre comportamento preventivo no trânsito. As turmas de quintos anos da unidade contaram com a visita das equipes do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da UFSC e das Secretarias de Educação e Saúde da Capital.

 

Para tornar as ações educativas e interessantes para as crianças, foram desenvolvidas contação de histórias, oficina de desenho, na qual os estudantes selecionam algumas artes para serem expostas no site do LabTrans e leitura de materiais de educação no trânsito,  como o livro “Transitando com Segurança”, da professora Irene Rios, que aborda temas como utilização da faixa de pedestres e passarelas, alerta sobre o uso do celular para quem está dirigindo ou caminhando e a importância do uso de capacete e cinto de segurança.

 

O evento ocorre em função do Maio Amarelo, que é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Em 2019, o tema da campanha é “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, e tem como proposta que os adultos ouçam conselhos dados por uma criança, sensibilizando os condutores sobre o que é certo e errado no volante. A campanha #MEOUÇA  foi criada pelo Observatório Nacional de Segurança de Trânsito.   

 

De acordo com o professor Charles Schnorr, do setor de prevenção da Secretaria de Educação, “essa iniciativa é fruto da parceria com a Rede Vida no Trânsito, que integra diversos órgãos com objetivo de tornar nosso transito cada vez mais humanizado”.

 

O secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira ressalta: “o objetivo destas ações é colocar em destaque para comunidade escolar e toda a sociedade o tema trânsito. Estimular a participação da população para garantir uma conscientização coletiva é fundamental”.

 

Nesta terça-feira, dia 14 de maio, a Escola João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, também receberá as oficinas das 10h30 às 15h. A unidade fica na Rua Silvio Lopes Araújo, nº 347.


galeria de imagens