Secretaria Municipal de Educação

04/06/2019 - Educação
Crianças do Neim Nossa Senhora de Lurdes recebem visita do mané Odílho
Os pequenos cantaram em coro o hino de Florianópolis com o manezinho

foto/divulgação: arquivo sme

O evento é atrelado ao projeto “Era uma vez”, desenvolvido com as crianças de seis anos

A Sexta Cultural do Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Nossa Senhora de Lurdes, na Agronômica, recebeu a visita do Manezinho Odílho.

 

O evento atrelado ao projeto “Era uma vez”, desenvolvido com as crianças de seis anos uma vez por mês, da rede municipal de ensino de Florianópolis, busca resgatar a cultura através de propostas diferenciadas.

 

A cultura mané foi recebida de braços abertos pela unidade educativa.  Os pequenos o recepcionaram com sorrisos nos rostos. Odílho adentrou a unidade com bordões característicos, como por exemplo, “se tu dix” e “segue reto toda vida”.

 

“O mais bacana, é que a vida e os costumes dos manezinhos estão sendo preservados e repassados às novas gerações, criando assim, a nossa cultura”, explica Simone Losso, articuladora do projeto.

 

E a diversão não parou por aí, além das expressões, as crianças puderam escutar alguns causos, como os das bruxas de Coqueiros, a lenda do Boi de Mamão, dos Nove Filhos e também ouviram sobre os brinquedos antigos.

 

A garotada também estava curiosa para saber sobre a vida do mané. Fizeram várias perguntas a ele, principalmente de como era antigamente.

 

Não foram só os pequenos do 6A que conheceram o Odílho. Outras turmas do Núcleo também participaram da vivência. Acompanhados pela voz do manezinho, as crianças cantaram em coro a canção Rancho do Amor à Ilha, do poeta Zininho.

 

A garotada demostrou sua gratidão pela visita o presenteando com um cartaz feito pelo 6A, calendário, camiseta do grupo, uma caneca do Avaí, time do coração do Odílho, e várias roscas, feitas de papel pardo contendo perguntas sobre o manezinho, dentro de uma bolsa azul.

 

“Ele ficou tão emocionado que escorreram lágrimas de alegria”, conta Simone.

 

A visita foi finalizada com um café acompanhado de roscas e ricota preparado pela direção da Instituição.


galeria de imagens