Secretaria Municipal de Educação

05/07/2019 - Educação
Projeto de educação financeira representa o estado em evento nacional
“Que peixe é este?”, desenvolvido pela professora Tarcísia Vicente de Lima, será exposto em Cuiabá nos dias 14, 15 e 16 de julho

foto/divulgação: arquivo sme

Professora Tarcísia e a estudante Fernanda Rafaela

O projeto “Que peixe é este?”, desenvolvido em junho de 2018, cujo objetivo era valorizar os saberes dos pescadores locais e explorar a matemática envolvida na pesca e comercialização da tainha, conquistou seu espaço na feira municipal e estadual de matemática, e agora, percorre o território nacional até a cidade de Cuiabá, no Mato Grosso.

 

A iniciativa criada pela professora Tarcísia Vicente de Lima, na Escola Básica Municipal de Florianópolis Osmar Cunha, em Canasvieiras, irá representar Santa Catarina no XIII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), que ocorre nos dias 14,15 e 16 de julho. Integrarão o evento também, na categoria de anos finais do ensino fundamental, projetos de Criciúma e Taió.

 

Junto com a professora, a estudante Fernanda Rafaela Bathu Bacher, de 15 anos, visitará a terra dos Cuiabanos para expor o projeto do qual participou no ano passado.  

 

À época, a turma de Fernanda visitou o Rancho do Seu Nildo, na Praia Brava, para trabalhar porcentagens envolvidas na divisão do pescado e a organização dos dados colhidos em campo em forma de gráficos e tabelas. Noções de probabilidade e estatística no caso da movimentação dos cardumes também foram estudados, bem como, o conhecimento de noções de espaço, plano cartesiano e coordenadas geográficas.

Em 2018, o trabalho desenvolvido com o 9º ano, foi selecionado para participar da IV Feira Municipal de Matemática e da XXXIV Feira Catarinense de Matemática.

“Nossa participação no encontro em Cuiabá é muito valiosa para nós”, conta Tarcísia. É um momento ímpar de aprendizagem e de compartilhamento de práticas escolares, complementa.

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, é uma honra para a Prefeitura de Florianópolis ser representada nacionalmente por uma iniciativa que valoriza a cultura manezinha. E acrescenta que, além de ensinar matemática aos estudantes, o projeto incentiva o respeito pela herança cultural da cidade. “Uma atitude importante e muito bem vinda”, salienta. 

 

Evento

O Encontro Nacional de Educação Matemática, o mais importante evento no âmbito nacional, congrega o universo dos segmentos matemáticos de professores da educação básica, professores e estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, estudantes da pós-graduação e pesquisadores.

Em colaboração com a Comissão Científica, buscando contribuir com o avanço das discussões da Educação Matemática brasileira, a temática abordada neste ano é sobre a “Educação Matemática com as Escolas da Educação Básica – Interfaces entre pesquisas e salas de aula”.


galeria de imagens