Secretaria Municipal de Educação

12/08/2019 - Educação
Prefeitura de Florianópolis inaugura o programa Bairro Educador
Serão 16 polos que oferecerão oficinas e atividades de acordo com as necessidades de cada comunidade

foto/divulgação: Leonardo Sousa

Vista aérea da sede no Monte Cristo

 

A Prefeitura de Florianópolis lançou neste sábado, 10 de agosto, o programa Bairro Educador. Inicialmente, 16 localidades serão beneficiadas com oficinas e outras atividades, que ocorrerão conforme a necessidade de cada bairro. A Capital é a primeira cidade do estado a aderir ao modelo internacional de Cidades Educadoras.
 
O evento de lançamento ocorreu na comunidade Novo Horizonte, Monte Cristo, região continental, com apresentações culturais, ações educativas e serviços gratuitos, como de cabeleireiro, barbearia e promoção da saúde. As oficinas começarão até setembro.
 
O programa  foi uma promessa de campanha do prefeito Gean Loureiro.  “Trata-se de uma ferramenta utilizada pela Prefeitura para combater a violência e estimular a integração entre bairro e comunidade. Os moradores passam a ter mais uma alternativa educativa além do espaço escolar”, afirmou. 
 
Algumas oficinas já definidas
 
Em duas regiões, o Bairro Educador terá sede fixa. No Monte Cristo, o polo fica localizado na Rua Maria Salete Dutra, na comunidade de Novo Horizonte. Na Ilha, no Morro da Mariquinha, será na Rua Laura caminha Meira, 76. 
 
No Monte Cristo, duas vezes por semana, haverá dez diferentes oficinas, atendendo uma média de 70 pessoas por semana. Os moradores já se reuniram e definiram algumas das oficinas que serão ofertadas: rap, fanfarra, futebol masculino e feminino, capoeira, jiu-jitsu, balé, mídias sociais, teatro e compostagem. Mensalmente, será realizado um evento aberto para a comunidade. A população também terá acompanhamento por assistente social, psicólogo e pedagogo.
  
No Morro da Mariquinha, estão previstas seis ações educativas semanais, cada uma beneficiando cerca de 10 crianças, adolescentes, adultos e idosos. A população também receberá uma atividade ampla por mês. Em reunião, já foi decidido quais oficinas semanais serão desenvolvidas: produção de adereços de carnaval, aulas de surf, dança, futebol e curso profissionalizante, bem como aulas de literatura, contação de histórias e teatro para crianças dos anos iniciais.   
 
Nas outras 14 regiões, serão oferecidas quatro oficinas por semana e os grandes eventos serão realizados a cada dois meses.  
 
Localidades beneficiadas
 
No Continente, o Bairro Educador estará presente no Monte Cristo, Vila Aparecida e Coloninha. 
 
No Centro, o projeto se concentrará no Morro da Mariquinha, Morro do Horácio, Serrinha, Morro do Mocotó, Córrego Grande e Monte Verde. 
 
No Norte da Ilha, a iniciativa será integrada pelos bairros Vargem do Bom Jesus, Vargem Grande e Ingleses. 
 
O Sul recebe o Bairro Educador por intermédio do Rio Tavares e Areias do Campeche.
 
No Leste, o projeto vai atuar na Barra da Lagoa e Rio Vermelho. 
 
Desenvolvimento integral
  
Para o superintendente do Bairro Educador, Guilherme Gevaerd Silvestrin Pontes, "ser a primeira cidade do estado a aderir ao modelo de Cidades Educadoras demonstra a visão do prefeito Gean. O Programa será responsável por mais de 70 projetos nesta primeira etapa, em todas as regiões da cidade, chegando aos bairros de maior vulnerabilidade social”. 
E complementa: “o programa certamente trará grandes alegrias para nossa cidade ".
 
O secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira ressalta a importância do programa: “são inúmeras as possibilidades, mesmo em áreas de grande vulnerabilidade social, uma vez que objetivamos promover o diálogo e o senso de pertencimento dos cidadãos. Além disso, o programa tem como intuito promover o desenvolvimento integral e ampliar o repertório educativo de crianças e adolescentes”. 
 
Brilho nos olhos
 
A diretora do Núcleo de Educação Infantil Municipal  Cristo Redentor, na Mariquinha, Jucélia Maria Gonzaga Ribeiro, é uma grande apoiadora do programa. Voz ativa na comunidade, ela participou das reuniões para definição das oficinas e afirma que os moradores estão entusiasmados: “estão com brilho nos olhos por saberem que seus filhos e filhas terão à disposição esta iniciativa tão inovadora”. 
 
Para Jaqueline de Sousa Ribeiro, funcionária pública e moradora do Monte Cristo, o Bairro Educador traz para a comunidade uma oportunidade de crescimento social para as crianças e jovens. Ela é mãe de 5 filhos, dos quais 3 participarão de alguma das oficinas oferecidas. 
 
“Estamos com uma expectativa muito grande para que nossa comunidade seja vista de uma forma melhor. Queremos uma educação de qualidade para nossos filhos, e o Bairro Educador vai ser trazer esta oportunidade”, afirmou. 
 
Regiões do Bairro Educador
 
Continente
Monte Cristo
Vila Aparecida
Coloninha
 
Centro
Morro do Horácio
Serrinha
Morro do Mocotó
Morro da Mariquinha
Córrego Grande
Monte Verde
 
Norte
Vargem do Bom Jesus
Vargem Grande
Ingleses
Sul
Rio Tavares
Areias do Campeche
 
Leste
Barra da lagoa
Rio Vermelho