Secretaria Municipal de Educação

05/11/2019 - Educação
Grêmios estudantis da RME de Florianópolis se reúnem em grande encontro
Cerca de 500 pessoas participaram do evento, que contou com oficinas, palestras e relatos de experiência

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Prefeito Gean Loureiro, vice-prefeito João Batista e o secretário adjunto de Educação, Luciano Formighieri, participaram do evento

 

Com uma proposta de serem vozes ativas dentro das escolas, centenas de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino de Florianópolis  participaram do IV Encontro de Grêmios Estudantis promovido pela Prefeitura da Capital. O evento pode ser considerado um dos maiores do Brasil, contando com 24 Grêmios formados ou em processo de formação.
 
Durante a manhã e a tarde desta terça-feira houve palestras, oficinas e relatos de experiência na Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, para 500 pessoas. Seis representantes de unidades educativas compartilharam seus conhecimentos sobre criação, articulação, planejamento e atividades dos grêmios. Além disso, oficinas sobre expressão, autogestão e rádio comunitária foram ofertadas.
 
Para o prefeito Gean Loureiro, os grêmios estudantis são fundamentais em uma proposta democrática de educação. Ele lembra que era integrante ativo de grêmio em seu tempo de escola. “Estes estudantes contribuem para com a política pública, são olhares críticos que colaboram com a nossa gestão. Sempre iremos defender este tipo de iniciativa”, ressalta.
 
O secretário adjunto de Educação, Luciano Formighieri, destaca que esse exemplo que a Secretaria de Educação tem dado de envolver os estudantes das escolas no processo democrático de organização do encontro de grêmios vai ter um reflexo fundamental no papel de protagonismo da Juventude nas transformações que o país precisa. “Estamos num momento extremamente complexo. Por isso, devemos estimular o livre pensar e a escola como espaço da pluralidade é de extrema importância”, assinala.
 
 
Universo Jovem e Por Todos Nós
 
Maria Luiza Nunes Alves tem 14 anos, está no 8º ano do ensino fundamental na Escola João Gonçalves Pinheiro. Ela é um dos nove integrantes do Grêmio Universo Jovem. A liderança, segundo Maria Luiza, se dá de forma coletiva. Conforme a necessidade da escola, diz, e o que é discutido em reuniões, o grupo pensa em melhorias para todos. “Por exemplo, a criação de uma rádio está nos nossos planos”, conta a estudante.
 
Na Escola Básica Municipal Osmar Cunha, em Canasvieiras, surgiu o Grêmio Por Todos Nós, do qual pertence a estudante do 9º ano Francielly Campos Dias, de 14 anos. “Junto com a direção escolar e atendendo o desejo de outros estudantes, conseguimos estabelecer propostas, como campanhas de prevenção, torneios, e também ajudamos a proporcionar para a escola um ambiente mais agradável para todos”, afirma. 
 
 
Atividade-cidadã
 
Joel Benin, nos anos 1990, foi presidente da União Catarinense dos Estudantes Secundaristas, em Santa Catarina, e presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. Ele fez uma palestra para os presentes na Escola João Gonçalves Pinheiro. De acordo com Benin, o grêmio é o núcleo que pode lançar os jovens a participarem mais ativamente da vida política do país.
 
“A juventude participou dos principais momentos de transformação política no Brasil, seja lá na luta pelo “petróleo é nosso”, contra a ditadura militar,  na constituinte, na conquista do voto aos 16 anos na década de 1990, na luta contra o aumento das mensalidades das escolas particulares e em defesa da educação pública”.
 
Joel Benin salienta que atualmente a juventude está nas ruas gritando por democracia e por mais espaço, pelos seus direitos de acesso à cultura, à educação, ao lazer. “Parabéns à Prefeitura por proporcionar esse tipo de atividade-cidadã”.


galeria de imagens