Secretaria Municipal de Educação

26/11/2019 - Educação
Cultura e Alegria leva música e educação ambiental para escola municipal
As oficinas do projeto são realizadas 4 vezes por semana na José do Valle Pereira

foto/divulgação: Arquivo SME

Apresentação realizada em outubro na EBM Virgílio dos Reis Várzea, em Canasvieiras

Buscando levar aos estudantes mais oportunidades dentro da comunidade escolar, o Projeto Cultura e Alegria ocorre quatro vezes por semana na Escola Básica Municipal de Florianópolis José do Valle Pereira, no João Paulo. Sob a orientação do professor de artes Ricardo Levi, crianças e adolescentes do 3º ao 8º ano participam de uma série de atividades envolvendo instrumentos musicais, partituras, meio ambiente e até sobre o convívio coletivo.

 

A partir de uma demanda do Conselho Comunitário para diminuir o lixo nas ruas do bairro e do decreto nº 18.646, que institui Florianópolis como Capital Lixo Zero, assinado pelo prefeito Gean Loureiro em junho de 2018, a unidade educativa vem adotando práticas para conscientizar a comunidade escolar sobre temas como descarte correto de lixo, separação de resíduos, bem como alertar sobre impactos ambientais causados por práticas prejudiciais à natureza. 

 

Nas oficinas de música, em que o professor Ricardo ensina técnica instrumental e também dá aulas de partitura, coral e flauta doce, a educação ambiental serve como tema para muitas canções. Além disso, os estudantes ainda têm no cronograma um tempo para cuidar da horta da unidade e jogar “Minecraft”, um jogo que permite realizar construções com a utilização de blocos, para que trabalhem em equipe dentro do ambiente virtual.

 

Outra prática desenvolvida no projeto se chama “Faça a Diferença”, em que são trabalhadas dinâmicas para desenvolver habilidades como ouvir, respeitar, esperar, criar e muito mais. Também são estudados referenciais como a superação dos fracassos e a conquista do sucesso, tudo isso para formar cidadãos mais conscientes de suas próprias emoções e empáticos.

 

O secretário de Educação da Capital, Maurício Fernandes Pereira, reforça que o ensino no contraturno é uma ferramenta de socialização e tem grande significado no processo de ensino-aprendizagem.

 

O projeto Cultura e Alegria conta com um canal no YouTube, em que os materiais produzidos são publicados para o público. Acesse pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCBicbM5VfC8KuKxOUil-KKQ


galeria de imagens