Secretaria Municipal de Educação

19/12/2019 - Educação
Prefeitura diploma estudantes da EJA
Mais de 700 pessoas estão se alfabetizando ou concluindo o ensino fundamental

foto/divulgação: Arquivo SME

A última formatura ocorre nesta sexta-feira (20/12)

A Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), da Prefeitura de Florianópolis, está certificando neste fim de ano 792 estudantes desta modalidade de ensino. Um total de 89 pessoas aprenderam a ler e a escrever, pois estão concluindo o chamado primeiro segmento. Outros 703 estudantes finalizam o ensino fundamental, o segundo segmento.

 

Na noite de terça, dia 17 de dezembro, foi realizada a formatura das turmas de EJA do núcleo Continente II. Na cerimônia, certificaram-se 47 estudantes das turmas localizadas no Estádio Orlando Scarpelli, Estreito, no CEDEP (Centro de Educação e Evangelização Popular), Monte Cristo, e no Instituto Arco Íris, que atendende a população em situação de rua. O evento teve como local a quadra da Escola de Samba Unidos da Coloninha.

 

Dentre os que também já foram certificados há estudantes de polos instalados pela Secretaria de Educação na Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef), Associação de Surdos da Grande Florianópolis e Núcleo de Estudantes da Terceira da Idade, na Ufsc. 

A última formatura ocorre nesta sexta-feira de turmas do núcleo Continente I, do qual faz parte, por exemplo o polo da Vila Aparecida. Cinquenta e dois recebem o canudo, sendo cinco do primeiro segmento e 47 do segundo segmento.

 

A EJA está presente em 25 localidades nas mais diversas regiões do município. Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, onde houver necessidade de criação de um polo da Educação de Jovens, Adultos e Idosos a Prefeitura tomará providências.  “Queremos continuar com o título de capital mais alfabetizada do país. Isso nos enche de orgulho”, salienta.

 

Os interessados em ingressarem na EJA, a partir de 15 anos, podem obter informações na Secretaria de Educação da Capital, nos telefones (48) 3212-0925 e (48) 3251-6102.

 

A Educação de Jovens, Adultos e Idosos tem um diferencial. É possível efetuar a matrícula em algum polo durante qualquer período do ano. O ensino é voltado para a pesquisa com conteúdos ligados ao cotidiano do estudante.


galeria de imagens