Secretaria Municipal de Educação

05/02/2020 - Educação
2º dia de COEB tem mesa-redonda sobre cultura digital na educação
O congresso está sendo realizado no Centro de Cultura e Eventos da Ufsc

foto/divulgação: Caio Graça

O COEB está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

As professoras doutoras Gilka Elvira Ponzi Girardello e Dênia Falcão participaram da mesa-redonda com o tema “Cultura digital, arte e comunicação na Educação Básica”, que ocorreu no auditório Garapuvu, das 8h às 10h. O Congresso de Educação Básica é promovido pela Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação.

 

O debate abriu espaço para o papel da cultura digital na educação básica, e como explorá-la para ampliar as referências culturais e artísticas das crianças e dos jovens, para que não se limitem ao que o mercado oferece. Outros temas tratados foram a importância renovada da dimensão crítica na educação e da reflexão sobre a ética nas redes sociais e a articulação entre arte e pensamento, entre razão e sensibilidade.

 

Gilka Elvira Ponzi Girardello é graduada em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP).  Professora na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), realizou pós-doutorado no Programa de Educação Urbana da City University of New York (Estados Unidos) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Os seus principais temas de pesquisas são comunicação, cultura, infância, imaginação, narrativa e formação de professores.

 

Graduada em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PucRS) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Dênia Falcão é diretora do IPE - Inova Práticas Educacionais. É uma empresa promotora de inovação educacional, considerando as dimensões social, ambiental e econômica da sustentabilidade de cada projeto. Na IPE são realizadas consultorias de planejamento, pesquisas, formação de equipes, desenvolvimento e avaliação de projetos educacionais, entre outros serviços. 

 

O Congresso de Educação Básica (COEB) está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Em sua nona edição, tem como tema “Educação Pública: sujeitos, direitos e práticas”.


galeria de imagens