Secretaria Municipal de Educação

05/03/2020 - Educação
Mulher e marido viram diretores de escola e de Neim
Regina e Valdeci são tão afinados que possuem em comum três cursos superiores

foto/divulgação: SME

Ela entrou na rede em 2005, e ele, em 2013.

Ela morava em São José, e ele, em Biguaçu. Mas, foi em Criciúma, no Sul de Santa Catarina , que os dois se viram pela primeira vez  num encontro de jovens, em 1997. Depois de alguns meses, decidiram namorar. O casamento ocorreu no ano seguinte. “O amor prevaleceu”,  observa a esposa.

 

Regina Iara de Souza de Oliveira, 38 anos, atualmente é diretora da Escola Básica Municipal  Lupércio Belarmino da Silva, na Caieira da Barra do Sul, e Valdeci de Oliveira, 44 anos,  é diretor do Núcleo de Educação Infantil Municipal Poeta João da Cruz e Sousa, na Areias do Campeche.

 

A afinidade é tão grande que os dois têm as duas mesmas graduações: Pedagogia e Língua e Literatura Espanhola. E não para por aí. Também decidiram fazer especialização em Libras.

 

 Regina atua na rede municipal de ensino desde 2005. Já foi professora nos  Neims Almirante Lucas Alexandre Boiteux e  Celso Ramos , bem como nas escolas Costa de Dentro e  Lupércio Belarmino da Silva.

 

Valdeci tornou-se efetivo na Prefeitura de Florianópolis em 2013, indo trabalhar no Neim Celso Ramos. Desde 2015 está no Núcleo de Educação Infantil Poeta Cruz e Sousa.

 

A experiência na direção de uma unidade começou com a Regina. Segundo ela, em 2017 a EBM Lupércio Belarmino da Silva estava sem diretor eleito, e foi incentivada pelos colegas de trabalho e pelo conselho escolar para enfrentar este desafio.

 

“Como gosto de desafios, aceitei o convite”.  Diz que está melhor agora, pois dessa vez foi eleita , no ano passado, pelo voto da comunidade.

Valdeci relata que nunca teve pretensão de ser diretor. Confessa, porém que há alguns anos, muitas colegas de trabalho vinham pedindo para que ele assumisse essa missão.

 

“Depois de refletir muito e conhecendo o trabalho da unidade, decidi abraçar essa causa para manter o trabalho de excelência que há no  Neim Poeta”. E complementa: “na minha vida profissional,   minha maior alegria sempre foi  estar junto das crianças”.

 

 

Conforme Regina, o trabalho dela na Escola é baseado na proposta curricular da rede municipal de ensino.  “Nosso diferencial é a escola integral em tempo integral, desenvolvida na unidade desde 2014. No momento, não estamos atendendo em período integral devido à reforma e ampliação que será executada no estabelecimento de ensino”.

 

 

Como proposta pedagógica,  Valdeci destaca o refeitório coletivo,  que ajuda a criança na sua autonomia; boi de mamão,  que valoriza a cultura local;  e a horta,  que preconiza o contato com a natureza. Além disso, há  teatro e os projetos de sala que são desenvolvidos pela equipe de profissionais.

 

Mais uma professora na família?

 

A família mora no Ribeirão da Ilha. Valdeci sai de casa,  de moto,  às 7 horas da manhã e retorna às 18 horas. De carro, Regina vai para a Escola às 7h30. Ao meio-dia retorna para o Ribeirão para almoçar com a filha Manoela , de 12 anos. Em seguida, volta para o batente. Coloca os pés em casa novamente às 18 horas.

 

No aconchego do lar, o casal troca informações sobre alguns assuntos das unidades e como resolvê-los. Também conversa a respeito das relações interpessoais e a melhor maneira de mediar essas relações.

 

A filha mais velha da dupla  é Rafaela, 20 anos. Ela está casada e mora no Maranhão. Detalhe: cursa  licenciatura em Língua e Literatura Inglesa. A família terá mais um profissional  da área  do magistério?

 

Universo conspira

 

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, nitidamente Regina e Valdeci são  muito dedicados ao ofício de ensinar.

 

“Que bom que o universo conspirou para que tivéssemos no comando de unidades educativas duas pessoas maravilhosas como eles.  Tenho certeza que os dois estão firmes no propósito de fazer com que  educação de Florianópolis tenha cada vez mais qualidade”.


galeria de imagens