Secretaria Municipal de Educação

28/06/2021 - Educação
Podcast da Escola do Futuro da Tapera auxilia os estudantes no aprendizado
Exercícios são feitos através da respiração e concentração. Também tem episódios sobre esporte, meditação, matemática, música e contação de histórias

foto/divulgação: Arquivo SME

Podcast de meditação feito pela professora Isadora

No Podcast da Escola do Futuro da Tapera, na rede municipal de Florianópolis, há aulas de meditação com exercícios de respiração e mentalização. O objetivo é levar as pessoas a um estado de paz e tranquilidade mental. Tal prática pode auxiliar os estudantes na concentração durante as atividades escolares.

 

 

Trabalhando as diversas disciplinas, há aulas de matemática através de textos literários.

 

 

Nos conteúdos em áudio ainda é possível acompanhar contações de histórias e entrevistas com personalidades do esporte da região. O material é voltado para estudantes do 1° ao 9º ano do ensino fundamental.

 

 

“A equipe pedagógica junto com a equipe de professores tem sempre buscado inovar e qualificar o ensino, seja na modalidade presencial ou remota como o podcast”, afirma Melize Daniel, diretora do EBM Tapera – Escola do Futuro.

 

 

O secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, acredita que os estudantes podem usufruir desse método de ensino para se beneficiar, pois assim eles têm a oportunidade de aprender com uma didática diferente e divertida.

 

 

Os episódios podem ser conferidos nas principais plataformas digitais de áudio através do link: https://anchor.fm/ebm-tapera

 

 

A meditação auxiliando a educação

 

 

A proposta de lições de meditações para os estudantes da Escola do Futuro da Tapera, no Sul da Ilha, vem da professora de Educação Física Isadora Prates. A meditação é conhecida como uma prática de relaxamento corporal e mental, feita através da respiração e mentalização, levando a um estado de calma, tranquilidade e paz, tanto física como mental.

 

 

O ato de meditar, comprovadamente tem o poder de aumentar a concentração, podendo beneficiar o desempenho das crianças e as relações pessoais. Em diversas escolas ao redor do mundo que aderiram a prática, foi possível observar que os estudantes tiveram uma melhora comportamental após a implantação da meditação antes das aulas.

 

 

Durante este período de ensino híbrido, a professora Isadora tem enviado seus exercícios de meditação através do podcast da Escola do Futuro da Tapera.

 

 

Nos episódios, a professora Isadora passa exercícios de respiração e concentração, para que os estudantes possam acompanhá-los e repeti-los. Isso auxilia na concentração antes do começo das aulas, melhorando assim o aprendizado.

 

 

Músicas e ensinamentos

 

 

O podcast “Biblioteca conta e canta”, que já possui com 23 episódios, é organizado pela bibliotecária Tatiana Quadra e Silva Capistrano e a auxiliar da biblioteca Andréa Regina Fonseca da Silveira.

 

 

Pelas músicas infantis populares, as crianças exercitam a capacidade de socialização, e desenvolvimento da aprendizagem do cognitivo. Alecrim Dourado, Peixe Vivo e A Casa (... uma casa muito engraçada, que não tinha teto, não tinha nada...) são algumas das cantigas usadas nos episódios.

 

 

 

A partir dessas canções é possível às crianças terem um sentimento de vivência da realidade, desenvolverem a audição, memória, linguagem oral e aquisição de vocabulário. A prática ainda serve como porta de entrada para as crianças iniciarem no mundo da música.

 

 

Contando histórias

 

 

As professoras Jaqueline de Souza Matta Adão e Denise de Paulo Matias, no podcast “Contação de Histórias”, fazem a leitura de poemas e histórias.

 

 

Um exemplo é o primeiro episódio narrado pela professora Jaqueline, quando ela declama o poema “O pequeno príncipe preto”, de Marcelo Serralva.

 

 

O poema se refere à questão de igualdade racial, que enfoca como as histórias de reinos geralmente contam com personagens brancos, e não negros.

 

 

Aprendendo os números através das letras

 

 

O podcast de matemática da professora Eliandra Moraes Pires aborda o tema “Matemática e Literatura”, trazendo textos e obras literárias, geralmente livros de romance e aventura.

 

 

Essas obras apresentam narrativas de ficção que exploram conceitos matemáticos ou aspectos matemáticos.

 

 

Desta forma a professora Eliandra consegue lecionar aos estudantes o conteúdo dos números através do uso da literatura, contextualizando e mostrando que a matemática pode ser usada nas mais diversas situações do cotidiano.

 

 

Rumo a Tóquio

 

 

Outro podcast é apresentado pela professora Marila Silveira Teixeira, com entrevistas e notícias quinzenais sobre o mundo esportivo. Um dos destaques é o bate-papo com a skatista profissional Yndiara Asp, natural de Florianópolis.

 

 

Em sua entrevista com Yndiara Asp, a professora Marila conversa sobre a carreira da skatista e o caminho traçado por ela até chegar a oportunidade de representar o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio em 2021, ano de estreia do esporte nos jogos olímpicos. Na entrevista elas ainda conversam sobre as questões de preparo físico e mental de uma atleta para que possa praticar o esporte de forma profissional.


galeria de imagens