Secretaria Municipal de Educação

25/11/2021 - Educação
Projeto da RME auxilia famílias estrangeiras
Dentre as ações, são traduzidos para espanhol e inglês documentos, avisos e informativos emitidos pela escola para beneficiar pessoas vindas das Américas, Ásia e Europa

foto/divulgação: Arquivo SME

Foram feitas traduções de documentos, avisos e informativos emitidos pela escola

A Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, localizada nos Ingleses, conta com 2.006 estudantes, sendo 35 estrangeiros. Vinte e oito deles são de origem de países que têm o espanhol como língua oficial, sendo 13 da Venezuela, 10 da Argentina, 1 da Colômbia, 1 do Equador, 1 de Cuba, 1 do Chile e 1 do Uruguai. Além de 4 estudantes russos, 1 português, 1 japonês e 1 italiano.

 

 

Os estudantes e seus familiares enfrentam dificuldades para se adaptarem à nova rotina escolar no Brasil. Muitos desconhecem os trâmites legais e quais os documentos necessários para o ingresso na unidade de ensino.

 

 

Pensando nisso, a Escola Herondina Medeiros Zeferino, assinala a diretora Edilene da Silva Monteiro, planejou algumas ações para esse público. Foram feitas traduções de documentos, avisos e informativos emitidos pela escola. A tradução para o espanhol é realizada em parceria com as professoras doutoras Camila Teixeira Saldanha e Cristiane Conceição da Silva”.

 

 

As docentes também contam com o apoio e colaboração de três estudantes voluntários do Curso de Letras-Espanhol (UFSC): Ana Paula Maciel, Laura Cassol e Romário Conrad. As traduções para inglês são realizadas pela professora Tatiana Rocha de Souza. O projeto foi intitulado de “Plurilinguismo e Acolhimento Linguístico a Imigrantes na Escola Básica”.

 

 

Os materiais traduzidos são publicados numa página criada no site da escola. São informações permanentes, que tratam do processo de matrícula, currículo e o início da vida escolar do estudante estrangeiro: http://www.escolaherondina.net/2021/09/blog-post_97.html.

 

 

Além disso, a EBM Herondina Medeiros Zeferino criou um grupo de Whatsapp que reúne familiares e estudantes estrangeiros e nesse espaço são divulgados comunicados em espanhol e inglês.

 

 

Os membros do grupo também podem fazer questionamentos e podem ser ajudados por outros integrantes dessa rede que já possuem a compreensão sobre o comunicado emitido pela unidade.

 

 

O secretário municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira, destaca que todas as iniciativas das unidades devem ser compreendidas por todos.  “Por isso, esse projeto é essencial para facilitar que os pais se adaptem facilmente em nosso país”.


galeria de imagens