Secretaria Municipal de Educação

05/05/2022 - Educação
Escolas municipais vão poder excursionar pelo mundo virtual com o Floripa Digital 3D
Projeto foi lançado pela Prefeitura focado nas disciplinas de Matemática e Ciências

foto/divulgação: Arquivo SME

O pacote da Solução de Realidade Virtual é composto por projetor, notebook, óculos 3D e recarregador USB.

A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta quinta-feira o projeto “Floripa Digital 3D-educando para o futuro”. Foram adquiridos kits 3D de realidade virtual para os estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Com a tecnologia, os professores poderão levar a garotada a centenas de locais sem saírem da sala de aula. Em 27 escolas, com ensino do 6º ao 9º ano, serão beneficiados 8.260 matriculados.

 

 

 

O pacote da Solução de Realidade Virtual é composto por projetor, notebook, óculos 3D e recarregador USB. Também há um material didático para uso dos professores e prestação de serviços para a formação técnica e pedagógica desses profissionais e dos integrantes do órgão central da Secretaria Municipal de Educação.

 

 

 

Os temas explorados serão voltados para as aulas de Matemática e Ciências. Como exemplo, no conteúdo sistema nervoso, os adolescentes poderão visualizar tridimensionalmente um cérebro humano. A simulação ainda conta com uma breve descrição das partes que compõem o órgão.

 

 

 

Já em Matemática, na área da geometria será possível analisar e identificar as formas geométricas planas e não planas em 3D .

 

 

 

Por uma excursão virtual, ao utilizar o notebook, o professor terá a oportunidade de abordar pontos de interesses específicos ao longo do caminho por meio de setas e alertas.

 

 

 

Segundo o prefeito Topázio Neto, a aprendizagem com a reprodução e ampliação de ambientes e situações reais, por meio do recurso 3D, auxiliará os estudantes na criação de modelos realistas e tridimensionais pertinentes aos conteúdos e conceitos do currículo.

 

 

 

O secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, acrescenta que com os kits 3D, a rede de ensino terá práticas pedagógicas inovadoras que envolvam experiências que intensifiquem a percepção da realidade e personalizem a aprendizagem para os estudantes.


galeria de imagens