Secretaria Municipal de Educação

23/09/2022 - Educação
Estudantes vão criar sistema de captação de água de chuva e jornal eletrônico na rede municipal da Capital
Turmas da Escola Intendente Aricomedes da Silva e Escola do Futuro da Tapera participaram do programa empreendedor “Conexxão Jovem”

foto/divulgação: Arquivo SME

Estudantes vão criar sistema de captação de água de chuva e jornal eletrônico na rede municipal da Capital

 

A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis firmou uma parceria com o Instituto Nexxera , que foca na educação empreendedora, para desenvolver em duas escolas  o programa “Conexxão Jovem”. Os  estudantes participantes elaboraram projetos em que  apresentaram soluções para a sua unidade educativa ou comunidade.
 
 A inciativa foi realizada com 114 estudantes dos anos finais do ensino fundamental da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, da Cachoeira do Bom  Jesus, e da Escola do Futuro da Tapera.  Antes da concepção dos projetos, a  garotada  contou com  palestras, workshops e visitas técnicas em ambientes de inovação e empreendedorismo. 
 
Avaliados por uma banca de jurados,  cada equipe de estudantes teve cerca de 15 minutos para defender suas propostas e posteriormente responder aos questionamentos levantados.
 
Como prêmio, os vencedores de cada escola ganharam até 10 mil reais para colocar em prática seus projetos. 
 
Pela Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, em primeiro lugar ficou  a equipe  “Gota D´água com o projeto de captação e reaproveitamento de água da chuva para a utilização na horta escolar.
 
A equipe “Pequenas Mudanças”, da  Escola do Futuro da Tapera, conquistou a primeira colocação  com  a proposta de criação de um jornal eletrônico para a unidade educativa. O  periódico irá ajudar na comunicação e a informação entre os estudantes, os profissionais da escola e a comunidade.
 
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL INTENDENTE ARICOMEDES DA SILVA (EBIAS)
Equipe: Gota D’água
Projeto: Captação e reaproveitamento de água da chuva para a utilização na horta escolar.
Participantes: Isabella Mross Becker de Oliveira, Isadora Cristina da Silva, Sérgio Augusto Zambone, Sthefany Sofia dos Santos Souza, João Gabriel Pereira da Silva.
 
ESCOLA DO FUTURO DA TAPERA
Equipe: Pequenas Mudanças 
Projeto:  Criação do "Jornal do Futuro". Um jornal eletrônico  para facilitar a comunicação e a informação entre os estudantes, os profissionais da escola e a comunidade. 
Participantes: Victoria de Lima Martins, Julia da Silva Francisco, Gustavo Rodrigues Jesus Gomes e Helena Mendes Duthevicz.


galeria de imagens