Secretaria Municipal de Educação

26/09/2022 - Educação
Professores da rede de ensino da Capital visitam Quilombo Vidal Martins
O objetivo foi conhecer os costumes e ensinamentos que são utilizados pela comunidade

foto/divulgação: Arquivo SME

Os professores de história, da rede municipal de ensino de Florianópolis, visitaram o Quilombo Vidal Martins

Os professores de história, da rede municipal de ensino de Florianópolis, visitaram o Quilombo Vidal Martins durante o encontro formativo que ocorre mensalmente e é proposto pela diretoria de Educação Fundamental da SME.
 
Reconhecido como primeiro quilombo na Capital, está situado no Parque Florestal do Rio Vermelho, onde residem 30 famílias descendentes de escravos que foram trazidos para o Brasil em meados do século XVIII.
 
A formação teve o objetivo de aproximar e conscientizar os profissionais da área sobre as questões que envolvem as "terras quilombolas" ou "remanescente de quilombo", suas lutas, construção identitária, modos de organização e resistência. 
 
Os educadores também receberam mudas de açaí juçara - fruto parecido com o açaí, porém produzido por uma espécie de palmeira diferente, a Euterpe edulis, cultivada nas regiões sul e sudeste do país - para celebrar o dia da árvore (21/9).
 
Previsto na Proposta Curricular de Florianópolis e na Matriz para a Educação das Relações Étnico-raciais, o ensino quilombola está fundamentado na oralidade, ancestralidade, memória, coletividade, trabalho e corporeidade - ato de estimular o desenvolvimento corpo-mente da criança e o principal despertar da criatividade no estudante.
 
Segundo a secretária de Educação em exercício, Fabrícia Souza, a ampliação de vivências interculturais entre diversos grupos étnicos é essencial para criar diálogos sobre respeito às diferenças dentro das salas de aula. 


galeria de imagens