Secretaria Municipal de Educação

28/09/2022 - Educação
Secretária escolar de Florianópolis acumula mais de 30 anos de experiência
Zélia Ferreira iniciou sua carreira em 1989 na Prefeitura de Florianópolis e não pretende se aposentar tão cedo

foto/divulgação: Arquivo SME

Zélia Ferreira

 

Para Zélia Ferreira, 56 anos, o ambiente de trabalho é como um segundo lar, e os estudantes, sua família. Ela começou sua carreira profissional na rede municipal de ensino da Capital em 1989 e não tem planos de se aposentar tão cedo.
 
“Penso que ser secretária(o) é o cartão postal de toda unidade educativa, considerando que é o primeiro contato das famílias com o lugar no qual irão inserir seus filhos”, comenta Zélia.
 
A secretária, que também é conhecida como “a Zélia da escola”, iniciou seus estudos na área da educação ao cursar magistério na antiga UDESC em 1986, e posteriormente se formou em pedagogia no ano de 2004.
 
Conseguiu seu primeiro emprego na Escola Básica Municipal Antônio Pascoal Apóstolo, localizada no Rio Vermelho, onde estudou as séries iniciais e nem imaginava que algum tempo mais tarde iria fazer parte da equipe diretiva da unidade.
 
Trabalhou no local até 2003, quando a unidade passou a dividir o ensino fundamental com a EBM Maria Conceição Nunes, que foi construída ao lado. Zélia foi transferida para a nova unidade educativa e segue exercendo sua função até os dias de hoje. 
 
Para o diretor da EBM Maria Conceição Nunes, Ildo Turatti, a educadora está sempre buscando auxiliar as famílias e os estudantes que fazem parte da comunidade escolar da região. “Zélia realiza seu trabalho sempre com um sorriso no rosto e é um exemplo para os outros profissionais”, afirma Ildo. 
 
“Zélia é um exemplo de competência e dedicação às crianças, uma gigante profissional da nossa rede e que orgulha a todos”, complementou a secretária de Educação em exercício Fabrícia Luiz Souza.

 


galeria de imagens