Secretaria Municipal de Educação

21/03/2023 - Educação
Estudantes do Bairro Educador participam de ação no Dia Mundial da Saúde Bucal
Crianças aprenderam cuidados durante a escovação, fizeram exame clínico e foram presenteados com um kit de higiene bucal com escova e pasta dental

foto/divulgação: Fábio Nocetti

Estudantes do Bairro Educador participam de ação no Dia Mundial da Saúde Bucal

Para ressaltar a prevenção para uma boa saúde bucal, estudantes do Programa Bairro Educador receberam nesta segunda-feira (20), a visita da cirurgiã-dentista Sarah Simon Flausino e da auxiliar de saúde bucal Denise da Silva Andrade, servidoras da Prefeitura Municipal de Florianópolis, que foram até a sede do Monte Verde conversar e demonstrar às crianças a forma correta de fazer a higiene bucal, evitando problemas como cáries, tártaro, gengivite ou até mesmo perda total ou parcial dos dentes.
 
“É muito importante e gratificante poder ajudar nesse projeto que acolhe tantas famílias e cuida de inúmeras crianças. A saúde bucal faz parte da saúde integral, sendo imprescindível para a qualidade de vida das crianças. A melhor forma de cuidarmos dos nossos pequenos é estando por perto, orientando e levando informação de forma leve e divertida”, destacou a Dra. Sarah, que atua no Centro de Saúde de Santo Antônio de Lisboa.
 
 
A ação promoveu uma roda de conversa, onde os estudantes trocaram experiências com as profissionais e tiraram muitas dúvidas, principalmente como prevenir as temidas cáries. De forma lúdica, eles puderam aprender mais sobre os cuidados necessários durante a escovação, realizaram exame clínico básico e foram presenteados com um kit de higiene bucal com escova e pasta dental.
 
“Aproveitamos que hoje é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal e convidamos a Dra. Sarah e a auxiliar Denise para proporcionar um dia diferente e muito importante para nossas crianças. Poder mostrar a elas como cuidar da higiene pessoal e nesse caso específico dos dentes, é primordial nessa idade. Utilizamos sempre essas datas comemorativas para realizar atividades que contribuam de alguma forma na experiência educativa de nossos estudantes”, ressaltou a Coordenadora Pedagógica da Sede Monte Verde, Karine Ventura Marciano.
 
A saúde bucal está diretamente ligada à qualidade de vida das pessoas e pode afetar a alimentação, a fala e até mesmo a autoestima. Além disso, estudos mostram que a saúde bucal pode estar relacionada a problemas cardíacos e respiratórios. 
 
“Todo tipo de orientação e prevenção que é repassada aos estudantes do programa tem por objetivo oferecer uma melhor qualidade de vida para eles. Sabemos que crianças saudáveis têm um melhor desempenho intelectual, físico e mental e por isso precisamos estar sempre motivando-os  a terem bons hábitos, destacou o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira.
 
O Programa Bairro Educador da Prefeitura Municipal de Florianópolis é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, por intermédio do Instituto Escola Cidadã. Atualmente ele atua em 12 bairros da Capital Catarinense atendendo mais de 2100 (crianças, jovens e adultos) gerando um total aproximado de 31 mil atendimentos mensais e 372 mil atendimentos anuais.
 
“Sempre que temos oportunidade realizamos essa parceria e essa troca de experiências entre as secretarias da prefeitura. Hoje foram nossas profissionais da saúde do município que puderam levar para nossas crianças orientações de higiene bucal que parecem simples, mas que são muito importantes para o desenvolvimento delas", afirmou o Coordenador Executivo de Educação Complementar do Bairro Educador, Bruno Becker.