Secretaria Municipal de Educação

03/05/2023 - Educação
Lagoa do Jacaré e Revolução Federalista são temas de produções cinematográficas em escola municipal de Florianópolis
Ao todo, o Núcleo de Cinema da EBM Maria Tomázia Coelho já concluiu 76 curtas-metragens e realizou 5 mostras de exibição.

foto/divulgação: Arquivo SME

Estudantes lançaram a animação “O almoço”, durante o Seminário de Socialização de Práticas Inclusivas, realizado em 2022.

Desde o início do ano letivo, o Núcleo de Cinema da Escola Básica Municipal de Florianópolis Maria Tomázia Coelho, localizada no Santinho, está desenvolvendo dois novos curtas-metragens com os estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

 

Os projetos estão em fase de pré-produção e abordarão temas trabalhados em sala de aula, como a importância da água e a cultura de Florianópolis - considerando que a Capital Catarinense celebrou seus 350 anos de fundação em março deste ano. 

 

Também estão previstos uma pequena série de filmes sobre a Unidade de Conservação da Lagoa do Jacaré, das Dunas do Santinho, além de um documentário sobre a Revolução Federalista, que será realizado em parceria com a Escola do Mar - projeto da Secretaria Municipal de Educação, e o Laboratório de Educação, Linguagem e Arte (LELA) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

 

Luz, câmera e ação

 

O Núcleo de Cinema começou a ser realizado em 2013 e passou a contar com a parceria da sala multimeios em 2019. O objetivo é incentivar as crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, deficiência intelectual e dificuldade de aprendizagem a produzirem filmes, enquanto uma forma de elevar seu protagonismo e autoestima, favorecendo também a inclusão social.

 

As produções audiovisuais contam com a participação da garotada em todas as etapas, desde a concepção dos argumentos - gênero textual que descreve como será o filme, até a edição final. Os equipamentos utilizados na criação desses projetos são simples e de fácil acesso, como celulares e editores de vídeo gratuitos.

 

Dessa forma, os estudantes Arthur Carvalho, Arthur Melzi, Arthur Noronha e Fábio Amaral - orientados pelos professores Eloísio Lopes e Giani Winckler, lançaram a animação “O almoço”, durante o Seminário de Socialização de Práticas Inclusivas, realizado em 2022.

 

O curta é uma adaptação audiovisual do livro infantil de mesmo nome, do escritor Mário Vale, que conta uma história interativa fazendo uso apenas da linguagem visual, de forma que os leitores possam interpretar as gravuras e ilustrações como preferirem. 

 

Com uma perspectiva interdisciplinar, o Núcleo de Cinema busca articular entre os componentes curriculares e a efetivação de novos vínculos com a escola. Em uma década de funcionamento, já atendeu mais de 350 estudantes do ensino fundamental - que produziram cerca de 76 materiais audiovisuais, realizou cinco mostras de exibição na unidade educativa e participou de diversos eventos nacionais. 


Os curta-metragens podem ser visualizados no blog do Núcleo (http://nucleodecinemamtc.blogspot.com/), que também disponibiliza reportagens veiculadas na mídia sobre os trabalhos realizados.