Secretaria Municipal de Educação

05/05/2023 - Educação
Escolas da rede municipal da Capital participam de projeto piloto de pesquisas atmosféricas
Uma das unidades é a EBM Dilma Lúcia dos Santos. Observações de professores e estudantes irão para o portal da Nasa

foto/divulgação: arquivo sme

Os estudantes irão utilizar diferentes recursos pedagógicos para elaborar estudos e pesquisas com a produção de podcasts, aulas de robótica, vídeos interativos e projeções em 3D

A Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, localizada na Armação do Pântano do Sul, foi selecionada pela Escola do Mar, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para participar do projeto “Ciências Atmosféricas na Escola”.
 
A iniciativa tem como objetivo elaborar estudos acerca da emissão de gases na camada de ozônio, formatos de nuvem, biomassa, quantidade de carbono estocada em cada árvore e observar a pressão atmosférica com o uso de barômetros, instrumentos próprios para essa medição. Os equipamentos serão fornecidos pelo centro meteorológico da UFSC e as observações serão acrescentadas ao portal de pesquisas e dados internacionais da Nasa, agência do governo federal dos Estados Unidos.
 
Os estudantes irão utilizar diferentes recursos pedagógicos para elaborar estudos e pesquisas com a produção de podcasts, aulas de robótica, vídeos interativos e projeções em 3D para facilitar a visualização do “espaço”.
O “Clube de Astronomia da Dilma” é uma iniciativa interdisciplinar da unidade educativa e será por meio dele que acontecerão os estudos do projeto Ciências Atmosféricas na Escola. Já a partir deste mês, os encontros estão previstos para acontecerem nas terças-feiras pela manhã e quintas-feiras pela tarde, sendo três aulas por período, com estudantes de 11 a 13 anos, que estão entre o 6º e 8º ano do ensino fundamental. O projeto se estenderá até novembro.
 
Segundo Lilian Ferreira, uma das professoras responsáveis pelo Clube de Astronomia da Dilma, o intuito é despertar a curiosidade e promover debates sobre temas relacionados ao universo.
 
Também participarão do projeto “Ciências Atmosféricas na Escola” as unidades municipais Professora Zulma Freitas de Souza (Ratones), Osmar Cunha (Canasvieiras) e Virgílio dos Reis Várzea (Canasvieiras).
 
 


galeria de imagens