Secretaria Municipal de Educação

14/03/2013 - Educação
Brincadeira de bom gosto
O projeto Educando com a Horta está implantado em 81 unidades da rede municipal de ensino, envolvendo crianças e adolescentes.

foto/divulgação: Creche Vicentina Maria da Costa Laurindo

Educando com a horta / aluna Ana Paula

 

 

  As crianças da Creche Municipal Vicentina Maria da Costa Laurindo, na Vargem Pequena, começaram o ano letivo com a colheita de frutas e verduras do Projeto Educando com a Horta. Meninos e meninas ficaram atraídos pela  brincadeira  aprendendo a lidar com a terra e com as características de cada alimento.  

 

   O programa, desenvolvido com os pequenos de três a seis anos, garantiu um espaço de descontração na hora da colheita de couve mineira, abóbora, tomate cereja, alface e maracujá.

 

   O funcionário readaptado, João Queiroz, fez a poda e cuidou da irrigação dos produtos antes e durante o recesso escolar.  Tudo já está sendo saboreado na unidade.

 

   Segundo a diretora, Juliana Dias Ferraz de Souza, outro momento de empolgação das crianças é quando ocorre, entre agosto e outubro,  o plantio e colheita de morango.

 

   A creche possui hortas suspensas desde 2004 e a partir do ano passado, com a entrada da instituição no Educando com a Horta, a criançada passou a se empenhar mais no cultivo de alimentos.

 

Pedagogia e nutrição

 

   O Educando com a Horta já está implantado em 81 unidades da rede municipal de ensino de Florianópolis, envolvendo escolas, creches e núcleos de educação infantil. Para a coordenadora, Cleusa Silvano, o objetivo é trabalhar a cultura alimentar e nutricional, transformando o horto em um instrumento pedagógico para o ensino e aprendizagem.

   Para a nutricionista do Departamento Alimentação Escolar, Sanlina Barreto Hulse, a horta permite às crianças e adolescentes “a construção de conhecimentos no preparo e consumo de alimentos de forma saudável e segura, contribuindo com a inclusão de mais hortaliças, frutas e temperos no dia a dia delas”.


galeria de imagens