Secretaria Municipal de Educação

15/03/2013 - Educação
Florianópolis, um pedacinho do paraíso redescoberto pelas crianças
Para comemorar o aniversário da cidade, as crianças da Creche Municipal Monteiro Lobato conhecerão melhor o povo e a história da Ilha da Magia

foto/divulgação: Jamira Furlani

Alunos da Creche Monteiro Lobato redescobrem Florianópolis

 

  A história, cultura e tradições de Florianópolis já fazem parte da conversa das crianças de quatro a cinco anos da Creche Municipal Monteiro Lobato, no Carianos, ligada à Secretaria de Educação. Por meio de fotos trazidas de casa, os pequenos aprenderam a identificar os principais monumentos e pontos turísticos do município. 


  Conhecem também o brasão de Florianópolis, que registra a figura do Dias Velho, fundador do povoado da Ilha de Santa Catarina. O local mais tarde recebeu o nome de Nossa Senhora de Desterro, Desterro e, por fim, Florianópolis, que comemora 287 anos de emancipação política. O projeto pedagógico é de autoria da professora Jamira Furlani  e das auxiliares  Nara Costa, Geórgia Barros, Jandira Moura, Raquel  Franzoni e Geovana Chaves. 

 

  Dia 26 de março, a criançada irá circular pelo centro da cidade para ver de perto a Ponte Hercílio Luz, Praça XV, Catedral, Mercado Público, Palácio Cruz e Sousa, Largo da Alfândega, Hospital de Caridade e o Forte Santana. Conforme Jamira Furlani, “todos estão ansiosos para conhecer esses lugares mencionados em sala de aula. Eles terão ainda oportunidade de ouvir relatos sobre esses locais de pessoas que trabalham ou passam diariamente por lá”.

 

   Para o mês de abril, familiares de Cláudio Alvim Barbosa, o Zininho,  irão abordar a vida e obra do  poeta, autor  do “Racho de Amor à Ilha”, hino oficial de Florianópolis. Uma rendeira vai demonstrar como tecer fios em almofadas de bilro, tradição de origem açoriana que chegou ao Brasil em 1748. Enquanto os homens pescavam, as mulheres faziam rendas para reforçar o orçamento da família.

 

   O músico e artista plástico Valdir Agostinho está também na lista para visitar a Creche Monteiro Lobato, assim como o artista Gazu, da Banda Dazaranha. O ex-tenista Guga Kuerten, três vezes campeão de tênis em Roland Garros , França, e o Prefeito Cesar Souza Júnior, serão convidados para darem os seus depoimentos a respeito de Florianópolis.


galeria de imagens